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dc.contributor.advisorLopes, Fernando Diaspt_BR
dc.contributor.authorCarmo, Terezinha de Fátima Nunes dopt_BR
dc.date.accessioned2016-05-12T02:14:41Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/140816pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, o setor postal mundial e os Correios brasileiros têm sofrido mudanças, tanto devido à adequação das demandas dos consumidores, como ao rápido desenvolvimento de novas tecnologias, que colocam em cheque as organizações e as obrigam a um novo arranjo organizacional. O presente trabalho tem por objetivo analisar as mudanças que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos se propõe, considerada de longo prazo (“Correios 2020”), e o que estas mudanças significam para os processos de trabalho, para a sociedade e para os trabalhadores (neste caso, os atendentes de agência da região de vendas 08-reven 8 – do Estado do Rio Grande do Sul). A pesquisa realizada foi de caráter exploratório, através de documentos já existentes, pesquisas realizadas anteriormente, sites da internet, e entrevista aplicada aos atendentes da reven 08, através de questionários, enviados por meios eletrônicos e que retratam o pensamento a respeito das mudanças e as percepções da mudança na dinâmica do trabalho dos atendentes. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso. Com o estudo, chegou-se à conclusão que os atendentes da região 8 apresentam comprometimento com a empresa, preocupam-se com a qualidade de serviços prestados, empenham-se em desenvolver serviços de qualidade, buscam autodesenvolvimento através da participação em treinamentos, cursos presenciais e à distância, possuem consciência da necessidade de mais estudos e procuram manter-se atualizados através dos meios de comunicação da empresa. Encontramse atualmente, no estágio da mudança em que o sentimento generalizado é de apreensão, seja com o rumo que a empresa vai tomar (temor à privatização), seja pela expectativa pelo que virá a seguir.pt_BR
dc.description.abstractIn recent years, the world postal sector, and the Brazilian Post has undergone changes both due to adequacy of the demands of consumers, as the rapid development of new technologies, which calls into question the organizations and require a new organizational arrangement. This study aims to analyze the changes that the Brazilian Post and Telegraph proposed, considered long-term (Post 2020), and what these changes mean for the work processes, for society and for employees (in this case, the agency attendants on sales region 08-reven 8 – of the Rio Grande do Sul State). The research was exploratory, through existing documents, research carried out previously, internet sites, and interview applied to reven attendants 08, through questionnaires sent electronically and portraying the thought about the changes and change perceptions of the dynamics of the work of attendants. The research is characterized as a case study. To the study, came to the conclusion that the region 8 attendants present commitment to the company, are concerned with the quality of service, strive to develop quality services, seek self-development by participating in training, classroom courses and distance, have realized the need for more studies and try to keep up to date through the company's media. They are currently in the changing stage where the general feeling is of concern, either with the direction the company will take (fear of privatization), is the expectation for what will come next.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChangeen
dc.subjectGestão empresarialpt_BR
dc.subjectNew lawsen
dc.subjectMudança organizacionalpt_BR
dc.subjectCorporate managementen
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectStrengthen
dc.subjectAcceptanceen
dc.titleOs 350 anos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos : o desafio de se reinventar como empresa pública e atuar em novos mercados e serviçospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000992223pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em Gestão Pública (UAB)pt_BR


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