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dc.contributor.advisorRapkiewicz, Clevi Elenapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Marli Joaquim dapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-18T02:07:36Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141245pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema a influência da produção textual na melhoria da aprendizagem em alunos de 4º ano do Ensino Fundamental, estimulando-os a fazer o uso da escrita de forma prazerosa e significativa, de escrever por prazer e não pela obrigação. O motivo pelo qual enfoquei esta temática foi a descoberta através da pesquisa e observação de como os alunos do 4º ano de uma escola da rede Municipal de Ensino apresentavam dificuldades com a escrita. Resolvi realizar um projeto em busca de sua identidade para despertar nos alunos a vontade de escrever, dentro da sua realidade e do seu interesse, conforme sua necessidade. Cheguei a conclusão que o aluno precisa ser incentivado, através de atividade questionadora, que favoreça a produção textual desenvolvendo a criatividade e o processo mental, ampliando assim seus conhecimentos. Os resultados evidenciam o crescimento dos alunos no domínio de formas lingüísticas, necessária a uma boa escrita e construção de texto. Todas as crianças envolvidas na proposta melhoraram a produção textual. Acredito que na produção textual os alunos devem falar daquilo que têm interesse, curiosidade, ou seja, escrever a partir do que conhecem, do que vivenciam a escrita, assim se configura como uma atividade que permite aos sujeitos repensarem, reorganizarem o pensamento. A identidade é construída através da interação na sociedade, ou seja, é o meio em que o sujeito vive que alimenta a construção desse processo, pois as vivências, opiniões, acontecimentos interferem no modo como cada um constrói a imagem que tem de si. Há aspectos da identidade que não se modificam. Um aluno, por exemplo, que é descendente de alemão sempre o será e carregará características ligadas a essa etnia. Por outro lado, as características pessoais que caracterizam a pessoa podem se modificar ao longo do tempo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.titleBuscando alternativa para a melhoria da produção textual no 4º ano : um estudo de caso Três Cachoeiras,pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000992213pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localTrês Cachoeiras, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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