Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFalkemback, Gilse Antoninha Morgentalpt_BR
dc.contributor.authorJung, Mariane da Costapt_BR
dc.date.accessioned2016-05-20T02:10:37Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141429pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre as potencialidades e limites de algumas ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle para trabalhar conteúdos da disciplina de Ciências no Ensino Fundamental. O levantamento de dados foi realizado ao longo de 10 aulas com uma turma de 7ª série, que utilizou o ambiente Moodle intercalado com aulas presenciais. Outra turma de 7ª série, da mesma escola, foi determinada como grupo de controle. Foram analisadas as ferramentas: glossário, fórum de discussão, recurso para disponibilizar material de apoio e ferramenta para envio de texto online. Os dados foram obtidos por meio das atividades feitas com as ferramentas do ambiente e de uma prova final sobre o conteúdo trabalhado nas duas turmas. Na turma que utilizou o ambiente, houve a aplicação de um questionário para constatar o grau de satisfação com o uso do Moodle. Os resultados demonstram que o ambiente virtual de aprendizagem Moodle apresenta-se como uma nova interface que permite aos professores criarem uma proposta de ensino inovadora.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to present the results of a piece of research on the potentialities and limits of some features present in the Virtual Learning Environment Moodle when working with Science content in Elementary Education. The research was carried out for ten classes with a seventh grade class, which used Moodle intercalated with presential classes. Another seventh grade, in the same school, was chosen as a control group. The following tools were analyzed: glossary, discussion forum, available resources to provide support material and the tool for sending text online. Data were obtained through the activities done with the available tools and a final test regarding the content studied by the two groups. A questionnaire to verifiy the level of satisfaction with Moodle was applied in the class that worked with the environment. The results showed that the virtual learning environment Moodle is a new interface that allows teachers to create an innovative teaching proposal.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMoodleen
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectPedagogical innovationsen
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleO ambiente virtual moodle como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de ciências em uma turma de 7ª série do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990864pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples