Vídeo como ferramenta educacional : desafios e possibilidades
dc.contributor.advisor | Foohs, Marcelo | pt_BR |
dc.contributor.author | Deckert, Claudia Alexandra Lichston | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-05-21T02:08:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/141487 | pt_BR |
dc.description.abstract | Dentre as tecnologias incorporadas à educação está o vídeo, que se tornou uma das mais utilizadas pela facilidade de acesso, porém seu uso muitas vezes é superficial, não aproveitando todas as possibilidades educativas desta ferramenta. Não basta colocar os equipamentos na escola, é preciso que o professor conheça e experimente estes novos aparatos tecnológicos para então se sentir seguro em utilizá-los como mais um recurso na construção do conhecimento. Este estudo analisa o papel da Escola, do professor e do aluno no processo de ensino aprendizagem e o uso do vídeo como instrumento pedagógico, estimulando a pesquisa e a criação, o trabalho em grupo e desenvolvendo o senso crítico do aluno. A pesquisa foi realizada, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, utilizou-se a pesquisa descritiva de natureza qualitativa, com levantamento de dados junto aos professores lotados nesta escola e alunos da 5ª e 8ª séries. Os questionários foram distribuídos a todos os professores que lecionam nas séries finais (5ª a 8ª), e a 10 alunos de cada série citada. Por meio dos dados obtidos, pôde-se concluir que a maioria dos professores utiliza diferentes materiais em vídeo como uma ferramenta de aprendizagem, porém o uso deste como recurso criativo pelos alunos é muito pouco aproveitado, sendo que estes demonstraram grande interesse em trabalhar com produção e edição de vídeo. A produção de material em vídeo pelos professores também não é um recurso utilizado como auxiliar em sala de aula. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Vídeo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Vídeo como ferramenta educacional : desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000991974 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)