Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFoohs, Marcelopt_BR
dc.contributor.authorDeckert, Claudia Alexandra Lichstonpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-21T02:08:19Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/141487pt_BR
dc.description.abstractDentre as tecnologias incorporadas à educação está o vídeo, que se tornou uma das mais utilizadas pela facilidade de acesso, porém seu uso muitas vezes é superficial, não aproveitando todas as possibilidades educativas desta ferramenta. Não basta colocar os equipamentos na escola, é preciso que o professor conheça e experimente estes novos aparatos tecnológicos para então se sentir seguro em utilizá-los como mais um recurso na construção do conhecimento. Este estudo analisa o papel da Escola, do professor e do aluno no processo de ensino aprendizagem e o uso do vídeo como instrumento pedagógico, estimulando a pesquisa e a criação, o trabalho em grupo e desenvolvendo o senso crítico do aluno. A pesquisa foi realizada, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, utilizou-se a pesquisa descritiva de natureza qualitativa, com levantamento de dados junto aos professores lotados nesta escola e alunos da 5ª e 8ª séries. Os questionários foram distribuídos a todos os professores que lecionam nas séries finais (5ª a 8ª), e a 10 alunos de cada série citada. Por meio dos dados obtidos, pôde-se concluir que a maioria dos professores utiliza diferentes materiais em vídeo como uma ferramenta de aprendizagem, porém o uso deste como recurso criativo pelos alunos é muito pouco aproveitado, sendo que estes demonstraram grande interesse em trabalhar com produção e edição de vídeo. A produção de material em vídeo pelos professores também não é um recurso utilizado como auxiliar em sala de aula.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleVídeo como ferramenta educacional : desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000991974pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples