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dc.contributor.advisorTeixeira, Fabio Goncalvespt_BR
dc.contributor.authorFensterseifer, Thais Arnoldpt_BR
dc.date.accessioned2016-06-17T02:09:12Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/142743pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe-se a estudar de que modo o projeto de e-books voltados a crianças em fase de alfabetização pode ser aprimorado, de modo a tirar melhor proveito dos recursos tecnológicos e, assim, melhorar a experiência de leitura infantil nesse contexto de ensino-aprendizagem. Para isso, expõe-se, inicialmente, um panorama geral sobre a popularização dos e-books e sobre a leitura em suporte digital. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica dividida em três partes principais: a primeira busca identificar características do público-alvo, suas capacidades e limitações no que diz respeito à leitura; a segunda trata do objeto e-book de maneira geral, envolvendo aspectos técnicos e de uso desse objeto digital; a terceira aborda o livro digital infantil, sob o enfoque do projeto gráfico-visual. Posteriormente, é realizada uma análise de similares, em que dez publicações digitais voltadas ao público infantil são observadas e analisadas. A partir dos dados obtidos até então, propõem-se algumas diretrizes preliminares de projeto, que são avaliadas por especialistas. A pesquisa define, por fim, diretrizes de projeto de e-books infantis, que permitam ao designer explorar de forma adequada os recursos tecnológicos, aprimorando a qualidade técnica dos livros digitais em contexto de alfabetização infantil.pt_BR
dc.description.abstractThis work studies how the project of ebooks aimed at children learning to read can be improved in order to take better advantage of technological resources and thus improve children's reading experience in this educational context. In order to do that, it begins with an overview of the ebook revolution. Afterward, a literature research, divided in three areas, is presented: the first aims to understand the target audience, their abilities and limitations with regard to reading; the second approaches the ebook, involving technical aspects and regarding the use of this digital object; the third addresses children’s ebooks under the focus of graphic design. Subsequently, an analysis on children’s books available in the market is performed on ten digital publications focused at children, which are observed and analyzed. From the data obtained so far, this work proposes some preliminary guidelines, which are evaluated by experts. The research proposes, finally, design guidelines for children's ebooks, enabling the designer to explore adequately the technological resources, and improving the technical quality of digital books in an educational context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign digitalpt_BR
dc.subjectDigital designen
dc.subjecteBooksen
dc.subjectDesign editorialpt_BR
dc.subjectChildren’s ebooksen
dc.subjectLivro eletrônicopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.titleE-books infantis : projeto visual, interatividade e recursos gráfico-digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000994791pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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