Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBernardes, Mauricio Moreira e Silvapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Bruna Ruschelpt_BR
dc.date.accessioned2016-07-23T02:17:47Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/143918pt_BR
dc.description.abstractO Design passou a ser executado em níveis cada vez mais complexos. No entanto, ainda existem desafios relacionados à inserção integrada das competências dos designers nas empresas, em virtude de uma visão fragmentada de muitas corporações acerca dos benefícios daquele. Por isso, a Gestão do Design ainda se assume como um desafio, quando se procura coordenar as práticas do Design de forma vertical nos níveis estratégico, tático e operacional. Nesse sentido, pesquisadores têm se detido em investigar sobre tal área, mas, de forma geral, os resultados restringem-se a contribuições mais teóricas do que aplicáveis em companhias. Dessa forma, a presente pesquisa visa apresentar um framework de Gestão do Design para aplicação em empresas desenvolvedoras de produtos. Para alcançar esse objetivo, foi necessário: compreender, sob uma perspectiva teórica e prática, os níveis de aplicação dessa gestão nas empresas, seus benefícios e desafios; identificar os fatores críticos de sucesso presentes na aplicação integrada do Design em companhias; explorar formas de realizar uma aplicação prática em empresas; analisar os elementos constitutivos de um framework conceitual e avaliar a aplicabilidade do framework. A fim de viabilizar tais discussões, a presente investigação foi delineada por meio de revisão bibliográfica, pesquisa de campo exploratória (composta pela opinião de noventa designers), Estudo de Caso (realizada com colaboradores e gestores de três empresas) e Pesquisa Ação (destinada a cinco empresas desenvolvedoras de produtos). Os resultados obtidos permitiram construir um framework de Gestão do Design, composto por oito etapas, que visam, respectivamente, pretender, engajar, estruturar e executar a inserção de práticas integradas do Design nas empresas. Cada etapa do framework apresenta, de forma clara, seu objetivo, as ações necessárias e os impactos organizacionais que tais atividades produzem na organização. Além disto, são recomendados alguns processos contínuos para a manutenção da inserção integral do Design nas companhias.pt_BR
dc.description.abstractIn the last decades, Design started being practiced in more complex levels. However, there are still challenges related to its vertical insertion due to a limited vision that many companies still have of its benefits. For this reason, Design Management is seen as a challenge since it aims to coordinate design practices in an integrated manner on strategic, tactical and operational levels. In this sense, many researchers have been investigating this area, but in general, the results are restricted to more theoretical contributions than applicable in companies. Thus, the present research presents a Design Management Framework for application in companies. To achieve this objective, it was necessary: to understand, from a theoretical and practical perspective, the application of this kind of management inside of companies, its benefits and challenges; identify the critical success factors present in application of design in companies; explore ways to achieve a practical application in companies; analyze the components of a conceptual framework and validate your applicability. In order to facilitate such discussions, this research was designed through a literature review, exploratory study (composed of the opinion of ninety designers), Case Study (conducted with employees and managers of three companies) and Research Action (aimed at five developers of companies). The results achieved enabled the construction of a framework composed by eight stages which aims to “intend, engage, structure and undertake” the insertion of integrated Design practices in companies. Each stage of the framework has the objective, the actions and the organizational impacts produced in the organization. Furthermore, some continuous processes are recommended for the maintenance of insertion of the Design in companies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão do designpt_BR
dc.subjectDesign managementen
dc.subjectFrameworken
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectApplicationen
dc.subjectCompaniesen
dc.titleGestão do design na prática : framework para implementação em empresaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000997758pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem