Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorAndrade, Sandra dos Santospt_BR
dc.contributor.authorAlves, Juliana Garskept_BR
dc.date.accessioned2016-08-31T02:18:38Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147866pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema principal de pesquisa, as “professoras-mães e a adaptação na Educação Infantil”. A questão central pergunta: Ser professora-mãe modifica ou interfere na compreensão e na relação com os processos de adaptação das crianças na Educação Infantil? O objetivo principal desta pesquisa é verificar o que as professoras-mães dizem sobre os processos de adaptação de seus filhos para, a partir disso, concluir se o fato de ser mãe implica nos modos de ser professora diante dos processos de adaptação de seus alunos. Para responder ao problema de pesquisa, o material empírico foi produzido a partir de entrevistas narrativas com 4 professoras-mães, e de observações do processo de adaptação de alunos de uma turma de nível 1, com alunos de 3 a 4 anos, em uma escola particular de Porto Alegre. As análises mostraram que ser professora-mãe interfere na compreensão e na relação com os processos de adaptação das crianças na Educação Infantil. Pude concluir que a experiência de ser mãe produz novas experiências de professora. Ser professora-mãe, de acordo com as entrevistadas, aguça a compreensão, modifica a sensibilidade, traz mais segurança e favorece um melhor entendimento deste processo tão doloroso para algumas famílias.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAdaptação escolarpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleSer professora-mãe modifica a compreensão dos processos de adaptação na educação infantil?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001000044pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem