Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSouza, Diogo Onofre Gomes dept_BR
dc.contributor.authorLima, Luciana Gasparotto Alves dept_BR
dc.date.accessioned2016-09-01T02:18:24Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/147882pt_BR
dc.description.abstractA Iniciação Científica (IC) possibilita a introdução do estudante de graduação na investigação científica, conduzindo-o mais cedo à Pós-Graduação. A pesquisa tem por objetivo investigar as diferenças entre titulados da Pós-Graduação na UFRGS em 2012 no que se refere ao tempo e idade de titulação, bem como diferenças na produção científica até o ano de titulação entre dois grupos: discentes que tiveram experiência de IC na graduação (grupo IC) e que não tiveram (Grupo NIC). Verificou-se grande ocorrência de discentes do grupo IC na modalidade acadêmica. Em geral o grupo IC se titulou mais jovem que o NIC, e em três Grandes Áreas os discentes do grupo IC se titularam em menos tempo e com menor idade que o grupo NIC, bem como obtiveram mais produção científica em diversos casos.pt_BR
dc.description.abstractScientific Initiation allows to introduce undergraduate students in scientific research, leading them earlier to the Graduation. The objective of the research is investigate differences among graduated students of UFRGS in 2012 concerning to time and age of graduation and differences in scientific production between two groups: group with scientific initiation experience (IC group) and group with no scientific initiation experience (NIC group). There was high occurrence of students in IC group in academic modality. In general the IC group concluded the graduation younger than NIC group. In three big areas, the students of IC group concluded their studies in less time and younger than the NIC group and obtained more scientific production in many cases.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.subjectScientific initiationen
dc.subjectEducação de pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectGraduationen
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectMaster's degreeen
dc.subjectDoctor's degreeen
dc.titleA influência da iniciação científica sobre a pós-graduação : um estudo de caso sobre tempo, idade de titulação e produção científicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000999565pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem