Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Jose Valdeni dept_BR
dc.contributor.authorZeve, Carlos Mario Dal Colpt_BR
dc.date.accessioned2008-12-17T04:12:25Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/14815pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por fim especificar um modelo de descrição de tarefas, usando a tecnologia de workflow para representar a automação das atividades de autoria de cursos em ambientes distribuídos como a web, baseado em um modelo interacionista de cooperação. Busca, também, obter respostas relevantes às necessidades de especificação de workflow, tendo em vista a possibilidade de agregar ou modificar alguns elementos, para que possam expressar situações não previstas nos modelos atuais. O interesse deste trabalho em workflow devese ao fato de as tarefas nele desenvolvidas se relacionarem à autoria de documentos multimídia, tais como os utilizados em educação a distância, que compreendem não somente a construção, mas os processos cooperativos que sugerem as decisões, as escolhas, as preferências durante o processo de autoria. A abordagem proposta trata o problema da concepção do workflow de forma declarativa, através de um modelo que permita especificar tarefas, assim como sua ordenação temporal. A ordenação temporal pode ser obtida através do sequenciamento, seleção e interação de atividades, bem como através de propriedades que identificam o início e o fim de cada atividade. Por último, este trabalho visa estender as possibilidades da construção dos modelos de workflow, propondo uma técnica de planejamento que possibilite uma política de alocação dos autores associando a disponibilidade de tempo e as competências envolvidas na execução das atividades. Assim, o objetivo que se busca é um modelo de processo de autoria que possibilite expressar a interação e cooperação entre os autores, através de uma política de alocação que seja orientada pelas competências para execução de determinadas atividades.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to specify a model of description of tasks, using workflow technology to represent the automation of e-learning authoring activities in a distributed environment as the web, based on an interacionist model of cooperation. It also has the objective of obtaining important answers to workflow specification needs, taking into consideration the possibility to add or modify some elements, so that they can express situations not foreseen in current models. The interest of this work in workflow relies in the fact that the developed tasks in are related to the multimedia documents authoring, such as those used in distance education. These comprise not only construction, but the cooperative processes that suggest decisions, choices, and preferences during the authoring process. The proposed approach deals with the workflow conception problem of the in a declarative way, through a model that allows the specification of tasks, as well as the temporary ordination. The temporary ordination can be obtained by the sequence, selection and interaction of activities, as well as, by the properties which identify the beginning and the end of each activity. Finally, this work seeks to extend the possibilities of workflow models construction, proposing a planning technique that makes possible an author’s allocation politic which associates time availability and the competences involved in the activities. Therefore, the objective of this work is an authorship process model that enables to express the interaction and cooperation among authors, by a competence for performing certain activities guided allocation politic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectE-learning authoringen
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectCooperative worken
dc.subjectComputeraided educationen
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectWorkflowen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.titleModelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflowpt_BR
dc.title.alternativeCooperative constructivist model for e-learning authoring using workflow technology en
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coFranco, Sérgio Roberto Kielingpt_BR
dc.identifier.nrb000623753pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdiciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples