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dc.contributor.authorAcosta, Aline Marquespt_BR
dc.contributor.authorMarques, Giselda Quintanapt_BR
dc.contributor.authorLevandovski, Patricia Fátimapt_BR
dc.contributor.authorPeralta, Jéssica Pulinopt_BR
dc.contributor.authorLima, Maria Alice Dias da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2016-09-16T02:14:03Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1415-2762pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/148213pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: a satisfação dos usuários é um dos elementos da avaliação em saúde, sendo um importante indicador de qualidade da assistência. Objetivo: sintetizar a produção científica relacionada à satisfação de usuários com os cuidados de enfermagem em serviços de emergência. Metodologia: trata-se de revisão integrativa, com busca nas bases de dados MEDLINE, LILACS, Scopus, CINAHL e Web of Science, utilizandose os descritores combinados: serviço hospitalar de emergência, enfermagem em emergência, cuidados de enfermagem, satisfação do paciente, nos idiomas português e inglês. A amostra foi composta de 12 artigos. Resultados: os estudos indicam que os usuários estão satisfeitos com os cuidados de enfermagem em serviços de emergência. Atributos de simpatia, cortesia, respeito, medidas de conforto, compartilhamento de informações e competência profissional foram fortemente valorizados pelos usuários. Influenciou negativamente na satisfação o elevado tempo de espera pelo atendimento, impossibilidade de compartilhar sentimentos, despersonalização e a falta de ajuda na compreensão da enfermidade pela enfermagem. Conclusão: apesar dos serviços de emergência receberem muitas críticas pela superlotação, dificuldade na comunicação e elevado tempo de espera pelos atendimentos, os cuidados de enfermagem atendem às expectativas dos pacientes, com destaque para a atuação dos enfermeiros com ações potencializadoras da qualidade do atendimento.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: User satisfaction is a key element of health evaluation and is an important indicator of the quality of health care. Objective: To synthesize the scientific production on user satisfaction regarding nursing care provided at emergency services. Method: This study is an integrative review, based on searches performed in the MEDLINE, LILACS, SCOPUS, CINAHL and Web of Science databases, using the following combined descriptors: Hospital Emergency Service, Emergency Nursing, Nursing Care, and Patient Satisfaction, in Portuguese and English. The sample consisted of 12 articles. Results: Studies suggest that users are satisfied with nursing care provided at emergency services. Attributes of kindness, politeness, respect, measures of comfort, sharing of information, and professional competence were strongly valued by users. Long waiting time to receive medical care, impossibility to share feelings, as well as depersonalization and a lack of help in understanding the disease on the part of the nursing team were factors that negatively influenced satisfaction. Conclusion: Despite often being criticized because of overcrowding, difficulty in communication, and long waiting time, nursing care at emergency services meets the expectations of patients, highlighting nurses’ performance with actions that enhance the quality of health care.en
dc.description.abstractLa satisfacción de los usuarios es uno de los elementos de evaluación en salud y un importante indicador de calidad de la atención. El objetivo de este estudio fue resumir la producción científica relativa a la satisfacción de los usuarios con los cuidados de enfermería en los servicios de emergencias. Se trata de una revisión integradora con búsqueda en las bases de datos MEDLINE, LILACS, SCOPUS, CINAHL y Web of Science, combinando los descriptores: servicios de emergencias, enfermería de emergencias, atención de enfermería, satisfacción del paciente, en portugués e inglés. La muestra consistió de 12 artículos. Los estudios indican que los usuarios están satisfechos con la atención de enfermería en los servicios de emergencias. La simpatía, la cortesía, el respeto, las medidas de confort, el compartir información y la competencia profesional fueron aspectos muy valorados. Influyeron negativamente en la satisfacción: el tiempo prolongado de espera, la imposibilidad de compartir sentimientos, la despersonalización y la falta de ayuda en la comprensión de la enfermedad por parte de los enfermeros. Aunque los servicios de emergencias reciben numerosas críticas por la gran cantidad de gente esperando ser atendida, por los problemas de comunicación y el tiempo de espera, la atención de enfermería cumple con las expectativas de los pacientes, destacándose la actuación de los enfermeros en acciones potenciadoras de la calidad de la atención.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofReme : revista mineira de enfermagem. Vol. 20 (2016), e938pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPatient satisfactionen
dc.subjectSatisfação do pacientept_BR
dc.subjectEmergency service, hospitalen
dc.subjectServiço hospitalar de emergênciapt_BR
dc.subjectEmergency nursingen
dc.subjectEnfermagem em emergênciapt_BR
dc.subjectNursing careen
dc.subjectCuidados de enfermagempt_BR
dc.subjectSatisfacción del pacientees
dc.subjectServicio de urgencia en hospitales
dc.subjectEnfermería de urgenciaes
dc.subjectAtención de enfermeríaes
dc.titleSatisfação de usuários com cuidados de enfermagem em serviço de emergência : uma revisão integrativapt_BR
dc.title.alternativeUser satisfaction regarding nursing care at emergency services : an integrative reviewen
dc.title.alternativeSatisfacción de los usuarios con la atención de enfermería en los servicios de emergencias : una revisión integradoraes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001002226pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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