Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorMaciel, Gabriela Pereira da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-03-18T02:24:04Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/153371pt_BR
dc.description.abstractEsse Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido com o objetivo de verificar se as habilidades e competências da disciplina de Projeto no Curso Técnico de Química de um Instituto Federal, em Porto Alegre, estão sendo alcançadas e se o aluno reconhece a importância do ensino através da pesquisa para a sua aprendizagem. Para esta pesquisa de cunho qualitativo, que se configura como do tipo estudo de caso, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário de respostas fechadas, aplicado com alguns alunos e com os professores da disciplina, além da análise documental realizada com o Projeto Político Pedagógico do Curso. Os dados coletados, a partir das respostas dos questionários, foram analisados com ênfase nos aspectos qualitativos. Os resultados mostram que a disciplina Projeto, segundo a opinião dos alunos e dos professores, cumpre a maioria das propostas do Projeto Político Pedagógico do curso. Entretanto, ainda deixa a desejar com relação ao ensino contextualizado e interdisciplinar e até mesmo em sua relação com as disciplinas do curso. Nem todos os alunos conseguem conectar os conhecimentos adquiridos na disciplina Projeto com os conhecimentos trabalhados em sala de aula e vice-versa.pt_BR
dc.description.abstractThe present Undergraduate Thesis Work aimed to evaluate a course entitled “Project”, which is part of the curriculum of the Technical Diploma in Chemistry offered by a Federal Institute in Porto Alegre. More specifically, this thesis had the aim to assess whether the skills and competences are being achieved throughout the course, and also to probe the students’ perspectives in light of recognizing the importance of teaching through research during their learning process. For this qualitative research, which is presented as a case study, data were collected through a questionnaire of closed answers to be answered by a group of students, as well as their teachers, in addition to the documentary analysis performed with the course’s Political Pedagogical Project. The data collected from their answers were analyzed with emphasis on the qualitative aspects. Results shown that, according to students and teachers, the “Project” course was successful in fulfilling most of the proposed objectives set by the course’s Political Pedagogical Project. However, it still falls short regarding the contextualization and interdisciplinary aspects of teaching, in addition to its lack of correlation with other courses of the curriculum. Most importantly, it was observed that part of the students could not make a connection between the knowledge acquired during the “Project” course and the content being taught at the classroom, and vice-versa.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectResearchen
dc.subjectTechnical educationen
dc.subjectPesquisa acadêmicapt_BR
dc.subjectVocational trainingen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleA influência da disciplina "Projeto" na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013463pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples