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dc.contributor.advisorTedesco, Elaine Athayde Alvespt_BR
dc.contributor.authorDe Nadal, Alexandre Garbinipt_BR
dc.date.accessioned2017-03-30T02:25:00Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156451pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo se propõe a investigar os trabalhos que venho realizando nos últimos anos, sempre abordando questões da cidade e do nela habitar por intermédio de intervenções e ações artísticas que utilizam os meios e códigos da publicidade. São trabalhos inseridos na esfera pública e planejados para iludir o observador por meio da simulação de imagens e elementos comerciais e que, em um primeiro momento, não se apresentam como objeto artístico. Iludem para esclarecer, na medida em que simulam eventos do cotidiano levados ao extremo, procurando explorar tensões e evidenciar os conflitos por trás dos fatos. Da mesma forma, são intervenções que não existem como um objeto isolado, mas se constituem de um conjunto de situações que ocorrem dentro de um espaço-tempo específico: uma vez realizados, o que fica é seu documento. Na dissertação, busco referências de autores que pensam a cidade contemporânea e os “espaços de aparição” do indivíduo, nas palavras de Hannah Arendt, bem como de artistas que refletem sobre os mesmos temas em suas próprias produções, como Antoni Muntadas, Cildo Meireles, os coletivos 3NÓS3 e Contrafilé, entre outros criadores que atuam nos limites da arte como veículo. Por fim, divago se o dissenso proporcionado pela arte possui potência para criar espaços de visibilidade e afirmação sociais, ao estimular a reflexão crítica.pt_BR
dc.description.abstractThe present study proposes to investigate the work I have been developing over recent years, always addressing issues of the city and of inhabiting it in the form of art interventions using the means and codes of advertising. These are works inserted in the public sphere and planned to deceive the observer by simulating images and commercial elements and, at first sight, do not appear like an art object. They deceive to clarify, insofar as they simulate events of daily life driven to the limit, trying to explore tensions and to show the conflicts behind the facts. In the same way, they are interventions that do not exist as an isolated object, but constitute a set of situations that occur within a specific space-time: once performed, they left only their imprinted records. In this dissertation, I search references from authors who think of the contemporary city and the “spaces of appearance” of the individual, in the words of Hannah Arendt, as well as of artists who reflect on the same themes in their own productions, such as Antoni Muntadas, Cildo Meireles, the collectives 3NÓS3 and Contrafilé, among other creators who act in the limits of art like vehicle. Finally, I speculate if the dissent provided by art has the power to create spaces of social visibility and affirmation by stimulating critical reflection.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSimulationen
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectMicroinserçõespt_BR
dc.subjectMicroinsertionsen
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectCityen
dc.subjectPublic sphereen
dc.subjectEsfera públicapt_BR
dc.subjectDocumentsen
dc.subjectDocumentopt_BR
dc.titleUm lugar pra chamar de seu : simulação e microinserções na esfera públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001015787pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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