Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorNora, Gabriela Bertelipt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:35:21Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157303pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem como intuito verificar de que maneira a indicação de livros através da mediação de leitura para as turmas do 5º ano do Colégio La Salle Santo Antônio, em Porto Alegre-RS, contribui para a busca de novas leituras dos alunos. A metodologia se estrutura em uma pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso, com a coleta de dados na base de observações e entrevistas na modalidade de grupo focal tendo como sujeitos participantes um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e a bibliotecária em serviço. Apresenta um breve histórico do Colégio La Salle Santo Antônio, bem como da Lassalleoteca, biblioteca do Colégio. O referencial teórico consiste em apresentar os conceitos de leitura, leitura-prazer e mediação de leitura, bem como indicação de livros e importância da leitura na biblioteca escolar. Descreve a coleta de dados contendo três observações, de três turmas diferentes, a entrevista com a bibliotecária e os resultados do grupo focal com os alunos. Os dados coletados das observações são descritos e analisados em corroboração com o referencial teórico. Conclui com os resultados finais que alcançam os objetivos gerais e específicos da pesquisa proposta. Identifica que a indicação de livros, através da mediação de leitura, contribui para a busca de novas leituras. Identifica as atividades realizadas pela biblioteca com as turmas de 5º ano e analisa os procedimentos de indicação realizados. Conclui que a indicação de livros resulta em um excelente processo de mediação que contribui para o estímulo à leitura.pt_BR
dc.description.abstractThis paper has the intention to verify in which way book recommendations via reading mediation for the 5th grade classes of La Salle Santo Antônio school, in Porto Alegre – RS, contributes to the search for new reading material by the students. The methodology structures itself on a qualitative research, through a case study, collecting data from observation and group interviews, having as participants a group of grade schoolers and the librarian in service. The paper also introduces a brief history of La Salle Santo Antônio school, as well as its library, the Lassalleoteca. The theoretical framework consists in identifying the concepts of literature, pleasure-reading and reading mediation, as well as book recommendation and the importance of reading in a school library. It describes the data collection with three different observations, from three different classes, plus an interview with the librarian and the results from the group interviews with the students. Data collected from observation are described and analyzed in corroboration with the theoretical framework. It concludes with the final results that reached the general and specific objectives of the proposed research. It identifies that book recommendation, via reading mediation, indeed contributes to the search for new reading material. It also identifies the activities performed by the library alongside the 5th grade classes and analyzes the conducted recommendations. It concludes that book recommendation results in an excellent process of mediation that encourages reading.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReading mediationen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectReading recommendationen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSchool libraryen
dc.titleFaz a magia: a indicação de livros como mediação de leitura na biblioteca do Colégio La Salle Santo Antônio em Porto Alegre - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013536pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples