Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFerraretto, Luiz Arturpt_BR
dc.contributor.authorPancot, Brunopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:35:30Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157309pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem como objetivo mapear e analisar as estratégias de programação adotadas pela Rádio Bandeirantes FM, de Porto Alegre, no período de 1985 a 1996, quando a emissora esteve sob a gestão de Edson Araujo. Para a reconstituição histórica, como metodo-logia, a partir de Alberti (2005), Casarin e Casarin (2011), Duarte (2006), Reis (2008), Schud-son (1993), Stumpf (2008) e Thompson (1992), foram realizadas entrevistas com profissio-nais que estiveram envolvidos nas decisões e rotinas de trabalho do veículo, além de consultas à bibliografia e aos documentos disponíveis. O presente trabalho adota a economia política da comunicação como base teórica para compreender o rádio como negócio em meio à dinâmica social, política e econômica através de Bolaño (2012), Ferraretto (2014a), Ferraretto e Kischi-nhevsky (2010), Mosco (1998), Fonseca (2007) e Smythe (1983). Utiliza, ainda, os conceitos de gêneros radiofônicos, em Barbosa Filho (2009), e segmento, formato, programação e con-teúdo, em Ferraretto (2013), além da contextualização histórica em Ferraretto (2001, 2007, 2014b) e Meditsch (2002). Com isso, buscou-se reunir dados e informações qualitativas para verificar como o formato da Band FM se diferenciou em relação às demais estações em fre-quência modulada da capital gaúcha naquele período, levando em consideração as caracterís-ticas de programação, gestão, faturamento e contexto mercadológico relativo à emissora. Concluiu-se que a estação do Grupo Bandeirantes de Comunicação constituiu um modelo único ao seu tempo, exercendo posição de pioneirismo na história do rádio do Rio Grande do Sul ao abrir espaço para conteúdos noticiosos voltados para um público específico em fre-quência modulada, acrescidos de conteúdo musical.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph has as objective to map and analyze the programming strategies adopted by Rádio Bandeirantes FM from Porto Alegre in the period of 1985 to 1996, when the station was under the management of Edson Araujo. For historical reconstitution, as metodology, starting of Alberti (2005), Casarin and Casarin (2011), Duarte (2006), Reis (2008), Schudson (1993), Stumpf (2008) and Thompson (1992), it was releazed interviews with professionals who were involved in the decisions and job routines at the station, besides consultations in the bibliography and in the available docs. The present work adopt the politi-cal economy of communications as basic theoretical to understand the radio like a business in a mid of a social, political and economic dynamics through of Bolaño (2012), Ferraretto (2014a), Ferraretto and Kischinhevsky (2010), Mosco (1998), Fonseca (2007) and Smythe (1983). It still uses the referencial concepts about radio genre, in Barbosa Filho (2009), and segment, format, programming and content, in Ferraretto (2013), in addition to the historical context in Ferraretto (2001, 2007, 2014b) and Meditsch (2002). Therewith, it sought gather data and quality informations to verify how the Band FM format was differentiated related to the other stations modulated frequency from that time, taking into account the programming, management, billing and the marketing context characteristics related to the station. It conclu-des that the station of Grupo Bandeirantes de Comunicação constituted a single model of his time, exercising a pioneering position in the Rio Grande do Sul radio history opening space for news contents aimed at a specific public in modulated frequency, plus musical content.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJournalismen
dc.subjectRádio Bandeirantes FM (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.subjectAdult contemporaryen
dc.subjectRádio (Comunicação)pt_BR
dc.titleAdulto contemporâneo com jornalismo: o formato da Band FM no período de 1985 a 1996pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013257pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem