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dc.contributor.authorGuimarães, Alexandre Costapt_BR
dc.contributor.authorWolfart, Marileipt_BR
dc.contributor.authorBrisolara, Maria Luiza Leãopt_BR
dc.contributor.authorDani, Carolinept_BR
dc.date.accessioned2017-05-16T02:27:48Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0101-5575pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157955pt_BR
dc.description.abstractOs laboratórios de medicina diagnóstica auxiliam nas decisões médicas frente aos pacientes. Por essa razão os médicos e pacientes necessitam ter confiança e segurança nos laudos fornecidos pelos laboratórios clínicos. Porém, a fase do laboratório conhecida como pré-analítica, vem sendo apontada por diferentes estudos, como a grande responsável pelos erros laboratoriais. A principal razão para a alta frequência de erros nesta fase do processo está na dificuldade de controlar as variáveis pré-analíticas e em realizar melhoria nos processos, pois diversas variáveis encontram-se no preparo do paciente e no momento da coleta e identificação de amostras biológicas. Esta fase é mais suscetível a erros devido ser uma fase onde a maioria dos processos não é automatizada, envolvendo atividades manuais. Para alcançar as metas de redução dos erros e aumentar a segurança e confiabilidade dos processos pré-analíticos, se faz necessário implantar atividades que visem à educação continuada de todos os profissionais envolvidos nos processos de obtenção e manipulação de amostras biológicas.pt_BR
dc.description.abstractMedical diagnostic laboratories can assist with medical decision making. For this reason, delivering reliable laboratory results is essential to providing physicians and patients with a sense of trust and safety. However, currently available evidence demonstrates that most laboratory errors are identified in the pre-analytical phase of the total testing process. The high frequency of errors at this stage is mainly attributable to the difficulty in monitoring all pre-analytical variables and in implementing improvement processes, particularly because several variables involve patient preparation and specimen collection and identification. This phase is more susceptible to errors because most pre-analytical steps involve manual rather than automated activities. To achieve the goal of error reduction and to increase the safety and reliability of pre-analytical processes, it is necessary to implement continuing education programs for all professionals involved in the process of collection and handling of biological samples.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista HCPA. Vol. 31, n.1 (2011), p. 66-72pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTécnicas de laboratório clínicopt_BR
dc.subjectErrors in laboratory medicineen
dc.subjectPre-analytical phaseen
dc.subjectPatient safetyen
dc.titleO laboratório clínico e os erros pré-analíticospt_BR
dc.title.alternativeClinical laboratory and pre-analytical errors en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000881437pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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