Misturas asfálticas elaboradas com ligante convencional e incorporação de cal hidratada: análise da resistência ao cisalhamento
dc.contributor.advisor | Nunez, Washington Peres | pt_BR |
dc.contributor.author | Viapiana, Gabriela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-15T02:32:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/159572 | pt_BR |
dc.description.abstract | O crescente aumento do volume de tráfego, o excesso de cargas e a carência de manutenção tem agravado a degradação prematura dos pavimentos asfálticos. Tem-se observado, nos últimos anos, defeitos originados na superfície do pavimento tais como: trincamentos e afundamentos nas trilhas das rodas, ambos são considerados rupturas por cisalhamento. Os métodos mais utilizados para dimensionamento de pavimentos preconizam o retardo dos efeitos da fadiga, o que resulta em camadas asfálticas mais espessas. Todavia, no que tange as rupturas por cisalhamento, a espessura não é o fator mais crítico no projeto e sim as características do concreto asfáltico, as tensões de contato pneu-pavimento e as condições ambientais. Nesse sentido, esse trabalho visa contribuir para o desenvolvimento de misturas asfálticas com alto desempenho quanto às rupturas por cisalhamento. Para tanto, fez-se uma investigação sobre os efeitos da incorporação de dois tipos de cal hidratada (calcítica e dolomítica) sobre a resistência ao cisalhamento. Foram produzidas misturas asfálticas com ligante convencional CAP 50/70 e adição de 2% de cal hidratada, além de uma mistura de referência sem cal. Os corpos-de-prova foram compactados no Compactador Giratório SUPERPAVE nas dimensões de 100mm de diâmetro por 150mm de altura e, posteriormente, as amostras foram extraídas com 50mm de diâmetro e 100mm de atura. Estas foram ensaiadas por compressão triaxial nas temperaturas de 25º e 40º e estado de tensões de 0, 100 e 200 kPa. A partir disso, obtiveram-se os dados de coesão e ângulo de atrito. Como se esperava, aumentando-se a temperatura do ensaio, reduz-se a coesão das misturas. Além disso, as misturas produzidas com cal hidratada (especialmente a com a calcítica) mostraram possuir resistência ao cisalhamento maior do que a mistura sem cal. Comparando as resistências ao cisalhamento obtidas com as geradas, a partir de modelagem no software de elementos finitos Abaqus, foi verificado que as tensões resistentes são superiores às solicitantes. Entretanto, não é possível afirmar que não haveria ruptura, pois a análise também depende de outros fatores, que não foram considerados, como a repetitividade do carregamento e condições climáticas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.title | Misturas asfálticas elaboradas com ligante convencional e incorporação de cal hidratada: análise da resistência ao cisalhamento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001019392 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5679)