Show simple item record

dc.contributor.authorGoldnadel, Marcospt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Rita de Cássia Alvespt_BR
dc.date.accessioned2017-06-27T02:27:37Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn1519-5392pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163478pt_BR
dc.description.abstractO propósito deste artigo é apresentar os conceitos fundamentais da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1995), no tratamento interpretativo de textos. Foram escolhidos textos de humor para realizar as análises ilustrativas por razões didáticas, já que por serem em geral mais curtos, as possíveis lacunas apresentadas durante o processo interpretativo, ficam mais evidentes e podem ser mais facilmente sanadas. Nestas análises, sob o prisma da Relevância, enfatiza-se a importância fundamental do contexto cognitivo na construção de processos inferenciais para a compreensão, ressaltando-se que a interpretação, indo além do texto explícito, requer habilidades cognitivas e perceptuais. Estas análises representam possíveis caminhos a serem trilhados no ensino da interpretação textual, visto que muitos professores pressupõem que o aluno conheça estes caminhos, o que na maioria das vezes, é uma idéia errônea e, sendo assim, não tratam deste assunto de forma significativa, configurando um dos graves problemas do ensino atual.pt
dc.description.abstractThe purpose of this article is to present the basic concepts of Relevance Theory by Sperber and Wilson (1995) on text interpretation. Humor texts were chosen to do the analyses for didactic reasons, since they are normally shorter than other kinds of texts, the possible blanks presented during the interpretative process are more evident and can be easily completed. On these analyses, under Relevance prism, the fundamental importance of cognitive context is emphasized on inferential process construction to comprehension, remembering that interpretation, beyond explicit text, requires cognitive and perceptual abilities. These analyses represent possible ways to go along on teaching textual interpretation, since many teachers presume students know these ways, what in most of the cases is a wrong idea thus; they don’t treat this subject in a significant way, configuring one of the hardest problems of present-day education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEntretextos : revista da pós-graduação em letras. Londrina, PR. Vol. 7 (jun./dez. 2007), p. 112-124pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterpretação de textopt_BR
dc.subjectRelevance Theoryen
dc.subjectInferenciapt_BR
dc.subjectImplicatureen
dc.subjectInferenceen
dc.subjectTeoria da relevânciapt_BR
dc.subjectTextual Interpretationen
dc.subjectEducationen
dc.titleTeoria da relevância e interpretação textual : uma ilustração através de textos de humorpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000646420pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record