Show simple item record

dc.contributor.authorGruszynski, Ana Claudiapt_BR
dc.contributor.authorLindemann, Cristianept_BR
dc.contributor.authorSanseverino, Gabriela Gruszynskipt_BR
dc.date.accessioned2017-08-04T02:39:57Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1809-9386pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164852pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objeto empírico o jornal Zero Hora (ZH), editado pelo Grupo Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS). A partir da observação de iniciativas da publicação, com foco na caracterização e na avaliação da editoria de vídeos, debate-se acerca dos elementos de inovação presentes nos processos de convergência jornalística. Os procedimentos metodológicos adotados são a pesquisa bibliográfica, a documental e a técnica da entrevista semiestruturada. Observa-se que o caráter econômico ancora os processos de inovação de ZH, sobretudo pelo forte investimento tecnológico, mas que é perceptível também nas mudanças no âmbito da cultura profissional e no produto multiplataforma gerado, que está identificado com a quinta geração do ciberjornalismo. Percebe-se a constituição de uma nova identidade profissional em que o domínio técnico se sobrepõe a outros valores de reconhecimento da atividade, relacionado à formação de novos quadros dentro da própria empresa e a partir de seus valores e metas.pt_BR
dc.description.abstractThe article has as empirical object the newspaper Zero Hora (ZH), published by Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS). Based on the observation of the publication’s initiatives, focusing on the characterization and evaluation of the video department, we discuss the elements of innovation present in the processes of journalistic convergence. The methodological procedures adopted are bibliographical and documentary research and semi-structured interviews. We observed that economic aspects anchor the processes of innovation of ZH, mainly due to the strong technological investment, but also noticeable in the changes in the scope of professional culture and in the product multiplatform created, which is identified with the fifth generation of cyberjournalism. The creation of a new professional identity is noticed, in which the technical field overlaps with other values of recognition of the activity, related to the formation of new departments within the company and based on its values and goals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofContemporânea: comunicação e cultura. Salvador. Vol. 15, n. 1 (jan./abr. 2017), p. 227-250pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultura da convergênciapt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectJornalismo onlinept_BR
dc.subjectVideoen
dc.subjectZero Hora (Jornal)pt_BR
dc.titleInovação no jornal Zero Hora (ZH) : os processos de convergência jornalística e a editoria de vídeopt_BR
dc.title.alternativeInnovation in the newspaper Zero Hora (ZH) : the processes of journalistic convergence and the video departmenten
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001025583pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record