Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRottava, Luciapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Antônio Márcio dapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-10T02:41:01Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1677-9770pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/165082pt_BR
dc.description.abstractEste artigo trata da interação em ambiente eletrônico, contemplando dois aspectos interligados: as possibilidades de interação por meio de recursos eletrônicos e a configuração do ensino e da aprendizagem de português como LE-adicional. O objetivo é analisar a produção oral e escrita de aprendizes de português LE-adicional. Os dados para a análise foram gerados em ambiente virtual. Os resultados sugerem alguns aspectos que os recursos eletrônicos otimizam: interação genuína; situações nas quais os aprendizes arriscam mais ao produzir na LE, alinhando-se ao que ocorre no cotidiano; aprendizagem para além da sala de aula, visto receberem feedback (retorno) do professor das construções na LE para além dos conteúdos programáticos; e autonomia aos aprendizes na medida em que podem sistematizar sua aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis article discusses language learners’ interaction in a virtual learning environment, contemplating two interconnected aspects: the possibilities of interaction through the use of electronic resources and the configuration of teaching and learning of Portuguese as an additional language (AL). The objective is to analyse learners of Portuguese-AL’s oral and written production. The data analysed was produced in a virtual environment. The results suggest some aspects that electronic resources optimise: genuine interaction; situations in which learners risk more whist producing written and speaking work in the FL, connecting to what happens in everyday life; learning develops beyond the context of the classroom, since learners receive feedback from the tutor about language forms and uses beyond the syllabus of the course; and the granting of autonomy to learners as they can systematise their learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHorizontes de lingüística aplicada. Brasília. Vol. 11, n. 1 (2012), p. 159-188pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectElectronic resourcesen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectInteractionen
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectComputadorpt_BR
dc.titleA interação em ambiente eletrônico no ensino de português língua estrangeira adicional : a otimização da aprendizagem de iniciantespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000872901pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples