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dc.contributor.authorWunenburger, Jean-Jacquespt_BR
dc.contributor.authorMartins, Ana Taispt_BR
dc.date.accessioned2017-09-07T02:35:53Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1807-8583pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/166198pt_BR
dc.description.abstractBusca-se nesse artigo apresentar a hipótese de o sucesso da televisão advir de sua eficácia em tomar o lugar do religioso, consolidando-se como ponto de reencontro com o sagrado, mas sem um deus, antropocentrado: uma automanifestação. Essa hipótese é investigada por meio da metodologia filosófica. Conclui-se que, em vez de mobilizar a comunhão, característica da integração dos fenômenos religiosos, a televisão promove o isolamento, assemelhando-se a ,uma religião truncada, uma síntese de todas as experiências sagradas. Essa constatação contraria a suposta dessacralização propiciada pela técnica, engendrando uma paradoxal e simultânea ressacralização. As imagens na tela fazem reviver a hierofania do deus, das situações de possessão maléfica, de transformações de si no sentido de uma autodivinização.pt_BR
dc.description.abstractCet article présente l'hypothèse où le succès de la télévision est dû à son efficace prise de la place des religieux, consolidant ainsi sa position de point de réunion pour le sacré, mais sans Dieu, anthropocentrique : une auto-manifestation. En conclusion, au lieu de mobiliser la communion, caractéristique de l'intégration des phénomènes religieux, la télévision favorise l'isolement, en constituant une espèce de religion tronquée, une synthèse de toutes les expériences sacrées. Cette conclusion contredit la désacralisation accordée par l'art, mettant l'accent sur la génération d'une résacralisation paradoxale et simultanée. Les images sur l'écran ravivent l'hiérophanie, les situations de possession du mal, les transformations de soi vers l'autodivinisation.fr
dc.description.abstractThis article aims to present the hypothesis that the success of television comes from its effectiveness in taking the place of the religious, consolidating itself as a point of re-encounter with the sacred, but without a god, anthropocentered: a selfmanifestation. This hypothesis is investigated through philosophical methodology. It is concluded that, instead of mobilizing communion, characteristic of the integration of religious phenomena, television promotes isolation, resembling a truncated religion, a synthesis of all sacred experiences. This finding contradicts the supposed desacralization provided by the technique, engendering a paradoxical and simultaneous resacralization. The images on the screen revive the hierophany of the god, from situations of evil possession, from selftransformations towards self-divination.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofIntexto. N. 40 (set./dez. 2017), p. 23-35pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTélévisionfr
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectImaginairefr
dc.subjectReligiosité mediaticfr
dc.subjectResacralisationfr
dc.subjectTelevisionen
dc.subjectImaginaryen
dc.subjectMedia religiosityen
dc.subjectResacralizationen
dc.titleAs telas do sagrado ou o imaginário religioso da televisãopt_BR
dc.title.alternativeLes écrans du sacré ou l’imaginaire religieux de la télévision fr
dc.title.alternativeThe screens of the sacred or the religious imaginary of television en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001047468pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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