Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastellá Sarriera, Jorgept_BR
dc.contributor.authorParadiso, Ângela Carinapt_BR
dc.date.accessioned2009-08-06T04:16:33Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16664pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação buscou compreender o papel do trabalho nas transformações do autoconceito vocacional de jovens trabalhadores e na realização de tarefas do desenvolvimento de carreira do estágio de exploração segundo a teoria de Donald Super. A análise de conteúdo de entrevistas com 2 moças e 4 rapazes entre 17 e 20 anos contemplou suas percepções gerais sobre o trabalho, experiências ocupacionais e autoconceito. As tarefas de desenvolvimento de carreira foram categorizadas por dois juízes e o índice de concordância estatística de Kappa foi de 87% (p<0,001). O trabalho favoreceu a transformação de elementos do autoconceito, o aprendizado de atitudes e habilidades sociais, mas pouco contribuiu nas escolhas profissionais. Significados e expectativas sobre o trabalho e aspectos do contexto foram fundamentais na compreensão do objeto de estudo. Ao final são apresentadas considerações sobre as implicações dos resultados na intervenção e em políticas de trabalho destinadas à juventude.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation's aim was to investigate the role of work in the transformation of the vocational self-concept of young workers and in the achievement of career developmental tasks related to the stage of exploration. This, according to Donald Super's theory. The analysis of interviews with 2 young women and 4 young men between 17 and 20 years old involved their general perceptions about work occupational experiences and self-concept. The career developmental tasks were categorized by two judges and the index of statistical agreeableness Kappa was to 87% (p<0,001). The work allowed for both a change of self-concept and learning behaviors and social skills - although it didn't contribute much to the career choices of the participants. The meanings and expectations about work and aspects related to the context were fundamental to the comprehension of the object of this study. In the end, considerations about the implications of the results on interventions and work policies for youth are presented.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscolha profissionalpt_BR
dc.subjectYoung adultsen
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectAdolescentsen
dc.subjectWorken
dc.subjectOrientação vocacionalpt_BR
dc.subjectAutoconceitopt_BR
dc.subjectCareer developmenten
dc.subjectCareer guidanceen
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleDesenvolvimento de carreira de jovens trabalhadores : dimensões psicossociaispt_BR
dc.title.alternativeCarrer development of young workers: psychosocial dimensions en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000704761pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples