Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Ana Karinpt_BR
dc.contributor.authorCastro, Bruna Machadopt_BR
dc.date.accessioned2017-10-12T02:49:46Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169456pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como tema o olhar dos alunos negros cotistas sobre o seu relacionamento e comunicação com a UFRGS. O objetivo geral é analisar através do olhar dos alunos negros como se dá a comunicação e o seu relacionamento com a UFRGS, e se existe eficácia no modelo de comunicação praticado pela universidade para com este público. A pesquisa é de cunho exploratório e utiliza como métodos a pesquisa bibliográfica, o estudo de caso e análise de conteúdo. Por meio da pesquisa bibliográfica são apresentados dados referentes ao histórico das ações afirmativas mundialmente e, posteriormente, no Brasil. Os objetivos das ações afirmativas, o sistema de cotas na educação superior brasileira, a implementação das ações afirmativas e do sistema de cotas na UFRGS, a comunicação da Universidade com os seus públicos e a comunicação de mão dupla no contexto da Universidade também são temas abordados. O estudo de caso possui como objeto a comunicação e o relacionamento da UFRGS para com os alunos negros cotistas. Nas técnicas de análise foram utilizadas a análise de conteúdo e entrevista semiestruturada. De forma geral conclui-se que, a comunicação realizada pela UFRGS é voltada para todos os públicos da Universidade, sem qualquer segmentação ou análise público a público, não havendo uma comunicação eficaz entre ela e os alunos negros cotistas, e nem com os demais alunos, essa precariedade na comunicação entre a Universidade e seus alunos, interfere na construção de um relacionamento com os alunos negros cotistas. A utilização de estratégias comunicacionais de mão dupla pode auxiliar a Universidade na compreensão das particularidades de seus públicos, diminuindo o grau de insatisfação e eventuais desentendimentos, com o objetivo de manter relacionamentos duradouros. Nesse aspecto, percebe-se a importância da presença do profissional de relações públicas na manutenção dos relacionamentos, e nos processos comunicacionais dentro da organização. Sendo assim, a UFRGS mostra-se preocupada em realizar uma melhora na comunicação com os seus alunos, mais ainda precisa melhorar em muitos aspectos.pt_BR
dc.description.abstractThis study has as its theme the look of the black student quotators about their relationship and communication with UFRGS. The general objective is to analyze through the eyes of black students how communication occurs and their relationship with UFRGS, and if there is efficacy in the model of communication practiced by the university towards this public. The research is exploratory and uses bibliographic research, case study and content analysis as methods. Through bibliographic research data are presented referring to the history of affirmative actions worldwide and, later, in Brazil. The objectives of affirmative action, the system of quotas in Brazilian higher education, the implementation of affirmative actions and the quota system in UFRGS, the communication of the University with its publics and the two-way communication in the context of the University are also addressed . The case study has as its object the communication and the relationship of UFRGS to black students. The analysis techniques used content analysis and semi-structured interviews. In general, it is concluded that the communication made by UFRGS is aimed at all the public of the University, without any segmentation or public analysis to the public, and there is no effective communication between it and the black students, and neither with the other students , This precariousness in communication between the University and its students, interferes in the construction of a relationship with the black student quotaters. The use of two-way communication strategies can help the University to understand the particularities of its public, reducing the degree of dissatisfaction and possible disagreements, in order to maintain lasting relationships. In this aspect, the importance of the presence of the public relations professional in the maintenance of the relationships, and in the communicational processes within the organization is perceived. Therefore, UFRGS is concerned about improving communication with its students, but still needs to improve in many ways.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectCotas raciaispt_BR
dc.subjectHand-double communicationen
dc.subjectNegropt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectBlack shareholderen
dc.subjectRelationshipen
dc.titleO negro na UFRGS: o olhar dos alunos negros cotistas sobre seu relacionamento e comunicação com a Universidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001048617pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples