Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGiovanaz, Marlise Mariapt_BR
dc.contributor.authorLeivas, Raquel Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2017-10-18T05:36:34Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169509pt_BR
dc.description.abstractApresenta o estudo dos suportes que revelam a informação possibilitando a visualização e materialização de ideias. Traz os suportes tabletes de argila e tablets como elementos que sustentam certo diálogo mostrando suas semelhanças e diferenças, em uma abordagem subjetiva mostra importância que experiências anteriores perpassam se significados a pesquisa, que teve como problema a questão de como a informação pode ser revelada nos suportes tabletes de argila e tablets. Os objetivos sistematizados na análise do formato dos suportes buscam compreender as relações da informação e como é veiculada e influenciada a partir do entendimento dos suportes, através da análise que conceitua informação e suportes. Utiliza metodologia com foco em revisão bibliográfica. O referencial teórico aborda o surgimento da informação como anterior aos suportes, numa leitura de símbolos, sendo a linguagem e a escrita fios condutores deste processo. Expõe que o material e a natureza caracterizam os suportes mas não o definem. O trabalho destaca a origem da cerâmica, aborda seu contexto constitutivo. Evidencia a materialidade do barro relacionando a região onde nasce a escrita e abundancia desse elemento, destaca a possibilidade de abstração no exercício da escrita elaborada com este material. Justifica a presença de objetos de argila no acervo das bibliotecas evidenciando, na antiguidade, suas composições por tabletes de barro. Enfatiza a história dos tablets, bem como a origem etimológica do vocábulo. Traça um paralelo existente entre os dois suportes. Conclui que os diferentes suportes inscrevem ou registram a subjetividade humana e são importantes meios para comunicação, possibilitando revelações de informaçõespt_BR
dc.description.abstractIt presents the study of supports that reveal the information allowing the visualization and materialization of ideas. The supports clay tablets and tablets come as elements that sustain a certain dialogue showing their similarities and differences. In a subjective approach it shows how important previous experiences fills the research with meanings, which had as problem how the information can be revealed in the supports. The systematized objectives in the analysis of this media format seeks to understand the information relations and how it is transmitted and influenced from the understanding of the supports, through the analysis that conceptualizes information and supports. It uses methodology with a focus on bibliographic review. The theoretical reference addresses the emergence of information as previous to the supports, in a reading of symbols, being the language and the written common themes of this process. It exposes that material and nature characterize the supports but do not define it. The work highlights the origin of ceramics, addresses its constitutive context. Evidences the materiality of clay, connecting the region where the writing arises and the abundance of this element. Highlights the possibility of abstraction in the exercise of writing elaborated with this material. It justifies the presence of clay objects in the collection of libraries, evidencing, in antiquity, their compositions of clay tablets. It emphasizes the history of tablets, as well as the etymological origin of the word. Draw an existing parallel between the two supports. It concludes that the different supports inscribe or register the human subjectivity and are important media, allowing revelations of information.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSupports. Clay tablets. Tablets.en
dc.subjectSuporte de informaçãopt_BR
dc.subjectInformation revelationen
dc.subjectFontes de informaçãopt_BR
dc.titleRevelações dos suportes de informação: dos tabletes de argila aos tabletspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001048912pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples