Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBecker, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorDorneles, Beatriz Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2017-10-27T02:25:27Zpt_BR
dc.date.issued1986pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169746pt_BR
dc.description.abstractEste estudo etonográfico teve por objetivo identificar, nas práticas cotidianas da escola pública brasileira, os mecanismos internos existentes, responsáveis pelo fenômeno do fracasso escolar, que atinge quase 50% da população em idade escolarizável. A partir da análise histórica do fenômeno em questão, constatou­ se a permanência da seletividade escolar, através da manutenção de altas taxas de evasão e repetência desde o início deste século. Analisaram-se as diferentes abordagens - psicologicista, biologicista, culturalista, reprodutivista e antropológica - que procuram dar conta do problema. Estudou-se, em profundidade, uma escola pública periférica através das técnicas tradicionais da etnografia: observações sistemáticas de sala de aula e entrevista, priorizando-se o estudo das técnicas pedagógicas, das formas de relação entre professores e alunos, das formas de avaliação e de aspectos estruturais da escola que favorecessem a evasão e a repetência. Constatou-se a existência de práticas escolares que, somando-se, provocam a evasão e a repetência de um grande número de alunos da escola. Tais práticas foram analisadas através de sua categorização em quatro grandes grupos: aspectos ideológicos, pedagógicos, relacionais e estruturais. Dentro dos aspectos ideológicos, descreveu-se a forma discriminatória de tratamento da cultura e linguagem popular, a baixa expectativa com relação ao desempenho pedagógico dos alunos e a veiculação de valores e normas características da classe dominante. Do ponto de vista pedagógico, constatou-se a presença de práticas autoritárias, centralizadas no professor, bem corno a reprodução mecânica dos conteúdos e a utilização da avaliação como mecanismo de controle da conduta. Do ponto de vista relacional, constatou-se a pouca valorização do vínculo entre professores e alunos e o estabelecimento de relações frias, senão agressivas, entre eles. Do ponto de vista estrutural, identificou-se a falta de recursos, tanto humanos corno materiais, que dificultam o desenvolvimento da aprendizagem. Concluiu-se que existe uma rede de práticas seletivas e discriminatórias na escola pública que se somam, trazendo como resultado o fracasso escolar, fenômeno produzido,principalmente, pelo sistema social no qual se insere a escola, mas também auxiliado por ela na sua produção.pt_BR
dc.description.abstractThis ethnographic study has the objective of identifying the internal mechanisrns found in daily practices of Brazilian public school which contribute to the school unsuccessfulness phenomenon, which amount to almost fifty percent of the school age population, taking into consideration repetition and school evasion rates. From the historic analysis of this phenomenon, it was verified the constancy of school selectivety throughout Brasilian teaching history by the maintenance of high repetition and school evasion rates since the begining of the century. The different approaches, psychologicist, biologicist, culturalist, reproductivist and anthropological, which aim at being up to the question were analyzed. Through the tradicional techniques of ethnography - systematic observation of eight classrooms (186 hours) and interviews (12 teachers) - a peripherical public school essencially attended by working class children was estudied. It was given priority to the study of pedagogic techniques, of kinds of relationship between teachers and pupils, of the means of student exarnination, and of structural aspects of the school which favour repetition and evasion. It was concluded that there are school practices which add up to promote evasion and repetition of a great number of the school pupils. These practices were analysed through their characterization in four large groups: ideologic, pedagogic, relational and estructural aspects. Within the ideologic aspect scope, the discriminating treatment of the popular values and language, the low expectation on relation to the pedagogic performance of the pupils and the canalization of values and principles typically from the dominant class were described. From the pedagogic point of view, it was observed authoritarian and teacher-centered practices, the mechanical reproduction of the contents and the use of examinations as means of condut control. From the relational point of view, the undervalorization of the bond between teachers and pupils and the establishment of distant relationship, if not aggressive, between them were verified. It was concluded that there is a net of selective and discriminating practices which amount to result in school unsuccesfulness, as a phenomenon which is mainly brought forth by the social system in which the school is inserted, but supported by this institution in its production.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRepetência escolarpt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.titleMecanismos seletivos da escola pública : um estudo etnográfico na periferia de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000160316pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1986pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem