Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCanto Filho, Alberto Bastos dopt_BR
dc.contributor.authorLima, Jose Valdeni dept_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.date.accessioned2017-11-29T02:31:02Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170675pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma metodologia de projeto de objetos de aprendizagem significativa chamada Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem (PBTA). Esta metodologia considera uma metáfora onde os conhecimentos prévios do estudante são pontos de partida, os objetivos educacionais são pontos de chegada e objetos de aprendizagem são estradas que conectam os pontos de partida aos pontos de chegada. Um tipo diferenciado de Mapa Conceitual chamado Mapa Conceitual de Projeto é utilizado como ferramenta de projeto para definir relações entre o conhecimento prévio do estudante e os objetivos educacionais. A base teórica inclui a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Carga Cognitiva. Estudos anteriormente realizados são citados como evidências da eficácia da metodologia proposta.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a methodology designed for a project on meaningful learning objects called Project Based on Learning Trajectories (PBLT). This methodology considers a metaphor where the student’s previous knowledge are starting points, the educational objectives are considered destination points and the learning objects are roads connecting the starting points to destination points. A differentiated Conceptual Map called Project’s Conceptual Map is a tool intended to define relations between the previous knowledge of the students (starting points) and the educational objectives (destination points). The theoretical basis of this proposed method includes Meaningful Learning Theory and Cognitive Load Theory. Previous studies are referenced as evidence of the proposed methodology’s effectiveness.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru, SP. Vol. 23, n. 3 (July/Sept. 2017), p. 723-740pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearning objecten
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectConceptual mapen
dc.titleMapas conceituais de projeto : uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativapt_BR
dc.title.alternativeProject conceptual maps : a tool for designing meaningful learning objectsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001053638pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples