Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTorres Neto, Walter Limapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Alexandre Magalhães dapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-15T02:25:03Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/171265pt_BR
dc.description.abstractCom referencial teórico de Pierre Bourdieu, esta pesquisa propõe refletir sobre as maneiras de produzir teatro na cidade de Porto Alegre no período de 1985 a 2005. Observando o teatro como campo social em que se estabelecem disputas internas de poder e amparado por um estudo interdisciplinar de história, antropologia e sociologia a partir da memória e da narrativa oral dos produtores entrevistados, distingue categorias entre a atividade de produção do teatro. Este trabalho do Programa de Pós-Graduação em Arte Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGAC UFRGS -pretende analisar as transformações das políticas culturais de Porto Alegre e verificar, se houve, quais as influências das legislações na prática do trabalho do produtor de teatro de grupos, companhias e tribos que atuaram durante este período, de forma ininterrupta, na cidade. Assim a pesquisa vislumbra oferecer base teórica para a inclusão de estudos sobre os conceitos campo do teatro e produção de teatro para a formação de artes cênicas, considerando que as discussões do teatro no momento atual não devem ficar apenas sobre as questões estéticas, mas também relacionadas a questões de história, poder público e sociedade.pt_BR
dc.description.abstractBased on Pierre Bourdieu´s theoretical reference, this research proposes to reflect on ways of producing theater in the city of Porto Alegre, from 1985 to 2005. Observing theater as a social field in which internal power disputes are established and supported by an interdisciplinary study of history, anthropology and sociology from the memory and the oral narrative of the producers interviewed, categories among theater production acitivity are distinguished. This paper of the Graduate Program in Performing Arts of the Federal University of Rio Grande do Sul - PPGAC UFRGS - intends to analyze cultural policies transformations in the city of Porto Alegre and verify, the influence of these legislations in the practice of Group Theather Producers, as well as companies and tribes that also acted throughout this period of time, in the city. Therefore, this research aims to offer a theoretical basis for the inclusion of studies on theater and theater production concepts for the formation of performing arts, considering that theater discussions at the present time should not only be about aesthetic issues, but also related to issues of history, public policy and society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTheater fielden
dc.subjectProdução teatralpt_BR
dc.subjectLegislation for theateren
dc.subjectProdutor de teatropt_BR
dc.subjectTheater productionen
dc.subjectTeatro : História : Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleLegislação e produção de teatro em Porto Alegre entre 1985 e 2005pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001054452pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples