Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSilva, Lisandra Oliveira ept_BR
dc.contributor.authorAlves, Alvaro Rogério da Costapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-19T02:22:36Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172057pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste Trabalho é refletir sobre as experiências dos Estágios Docentes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). A reflexão está estruturada em quatro momentos centrais: Ideal, Real, Caos e Utopia. Destaco que o Ideal é o momento pré-escolar, que antecede o contato com o local que se realizará o Estágio; o Real implica a vivência do cotidiano escolar; o Caos significa o momento crítico do exercício da docência; e a Utopia corresponde a invenção de novas estratégias de ensino. O problema de pesquisa deste estudo apresenta a seguinte questão: Como os impactos ou choques da realidade escolar e as novas estratégias de ensino construídas nos Estágios de Docência influenciaram na minha construção docente em Educação Física? Metodologicamente, o Trabalho se configura em abordagem qualitativa, de natureza descritiva-interpretativa, a partir de uma narrativa autobiográfica. Os procedimentos para obtenção de informação foram: a análise dos documentos, a observação participante e os diários de campo dos três Estágios realizados Neste Trabalho procurei aprofundar a reflexão das experiências docentes construídas nos três Estágios de Docência, realizadas em escolas públicas da cidade de Porto Alegre, narrando o exercício acadêmico e docente e, com isto, penso que este estudo possa subsidiar outros estudantes que estão passando ou passarão por experiências similares, além de minha própria prática pedagógica futura como professor de Educação Física na Rede Escolar de Ensino. As categorias de análise do Trabalho, organizadas a partir da reflexão, das aprendizagens e dos impactos vividos, foram: O Estágio de Docência na Educação Infantil; O Estágio de Docência no Ensino Fundamental; O Estágio de Docência no Ensino Médio e o Ideal, Real, Caos e Utopia Refletidos à Luz das Quatro Estações do Ano. Com a realização deste Trabalho, aponto como principais conclusões: a) que, de certo modo, no Curso de Formação Inicial em Educação Física, os acadêmicos idealizam seus Projetos de Trabalho e, ao chegarem à escola, para o exercício docente como estagiário, são impactados ou chocados com a realidade escolar; b) diante deste choque com a realidade na escola, o estagiário/docente elabora práticas pedagógicas e estratégias de ensino que auxiliam crianças e jovens, e, o próprio estagiário/docente no processo de ensino e aprendizagem da Educação Física escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleEstágios de docência do curso de licenciatura em Educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : das expectativas iniciais (idealização) à realidade escolar (caos e utopia)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001057107pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem