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dc.contributor.advisorCosta, Silvia Generali dapt_BR
dc.contributor.authorMagrin, Greice Kelipt_BR
dc.date.accessioned2018-02-15T02:33:42Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172559pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão analisa de que modo o processo de digitização, que é o termo utilizado para representar a transformação das empresas por meio das ferramentas digitais, impacta na motivação dos funcionários de uma instituição financeira de economia mista. Para buscar a resposta a essa questão, o trabalho estruturou-se a partir de um objetivo geral, desdobrado em três objetivos específicos. Como metodologia de pesquisa foi utilizado o estudo de caso, empregando uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizada entrevista em profundidade com roteiro semiestruturado, considerando os aspectos subjetivos relacionados à prática de cada sujeito. Os resultados obtidos evidenciaram onze fatores de desmotivação dos funcionários do Banco X decorrentes do processo de digitização, quais sejam: O descontentamento com as mudanças, Incerteza quanto ao futuro profissional, Processo abrupto, Falta de planejamento, Redução de custos, Redução dos postos de trabalho, Ausência de perspectivas quanto à carreira, Ausência de capacitação, Sobrecarga de trabalho, Descomissionamento e Competição entre colegas. Outros três fatores de desmotivação, que não possuem ligação direta com a implementação da estratégia digital, foram citados, a saber: Questão salarial, Instabilidade econômica e política, bem como, Lucro versus questão social e enfraquecimento do setor público.pt_BR
dc.description.abstractThe present work analyzes how the process of digitization, which is the term used to represent the transformation of companies by digital tools, impacts the employees’ motivation in a semi-public financial institution. In order to reach for the answer to this question, this study was structured from a general objective, divided into three specific objectives. As a research methodology, the case study was conducted by means of a qualitative approach. For the data collection, an in-depth interview along with a semi-structured script was used considering the subjective aspects related to the practice of each individual. The results achieved pointed out to eleven factors of demotivation of the employees in Bank X due to the process of digitization, such as: Discontentment with the changes, Uncertainty about the professional future, Abrupt process, Lack of planning, Cost reduction, Jobs cutting, Absence of career prospects, Absence of qualification, Work overload, Decommissioning and Competition among colleagues. Three other factors of demotivation which have no direct link with the implementation of the digital strategy were cited, namely: Salaries’ question, Economic and political instability, as well as, Profit versus the social issue and the weakening of the public sector.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigitizationen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectPeople managementen
dc.subjectDigitalização de documentospt_BR
dc.subjectMotivationen
dc.titleO impacto da digitização na motivação dos funcionários do Banco Xpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001059738pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Administração Pública e Contemporânea - 2016pt_BR


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