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dc.contributor.advisorFerreira, Ney Franciscopt_BR
dc.contributor.authorPavlak, Rafael Painipt_BR
dc.date.accessioned2018-02-21T02:31:45Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172746pt_BR
dc.description.abstractRuído de freio squeal é alvo de diversas pesquisas que tentam entender e reduzir a ocorrência desse fenômeno. Uma solução que vem sendo amplamente utilizada pelas fabricantes de pastilhas é a adoção de rasgos e chanfros no material de atrito, pelo fato de que essas alterações podem ser executadas na linha de fabricação, sem a necessidade de incluir novas etapas na produção. O presente trabalho avaliou a influência de rasgos e chanfros sobre o comportamento modal de uma pastilha de freio e, consequentemente, sobre o número de frenagens com ocorrências do ruído do tipo squeal. Para isso, foram executadas análises modais e ensaios de ruído em dinamômetro avaliando os modos de vibração e ocorrências de ruído para cada configuração. Conclui-se que os rasgos e chanfros influenciam na flexibilidade e ordem dos modos de vibração das pastilhas, podendo reduzir a ocorrência de ruído. Os chanfros foram as configurações mais adequadas na redução do squeal, retirando material das regiões de maiores amplitudes de vibração.pt_BR
dc.description.abstractSqueal noise is the subject of several studies that try to understand and reduce the occurrence of this phenomenon. One solution that is widely used by pads manufacturers is the use of slots and chamfers in the friction material, because these changes can be implemented on the manufacturing line without the need to include new production steps. The current work evaluate the influence of slots and chamfers on the modal behavior of a brake pad and, consequently, on the number of the noise squeal occurrences. For this, it was evaluated the vibration mode and noise occurrences for each feature with dynamometer noise test and modal analysis. It is concluded that the slots and chamfers have influence on the flexibility and the vibrational modes order of the pads, which can reduce the occurrence of noise. The chamfers were the most efficient configurations in the reduction of squeal, removing material from the regions of higher vibrations amplitudes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrake padsen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectSqueal noiseen
dc.subjectModalen
dc.titleInfluência de alterações geométricas em pastilhas na redução de ruído em sistema de freio automotivopt_BR
dc.title.alternativeInfluence of geometric changes in brake pads for the noise reduction of automobile brake system en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001059307pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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