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dc.contributor.advisorSaurin, Tarcísio Abreupt_BR
dc.contributor.authorPriori, Fábio Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2018-03-07T02:27:01Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173156pt_BR
dc.description.abstractA solução de problemas é parte fundamental da manutenção da qualidade e da melhoria contínua. Ao longo dos anos diversos métodos foram desenvolvidos para solucionar problemas, todavia nem todos os métodos são aplicáveis em todos os problemas ou adequados para todos os setores. Caracterizado pelo ambiente em constante mudança, o setor hospitalar possui problemas complexos, cuja solução necessita de uma abordagem adequada e robusta. Dessa forma, o presente trabalho objetiva avaliar o desempenho de três métodos normalmente utilizados para solução de problemas: A3, RCA e FRAM, quando aplicados em ambiente hospitalar. Para esse fim, os três métodos foram aplicados no mesmo processo, de prescrição e medicação, de um hospital universitário. Os resultados das aplicações foram analisados de acordo com os critérios: número total de ações de melhoria propostas, dificuldade de implementação, a possibilidade de replicação das ações entre as unidades do hospital, o tempo necessário para aplicação dos métodos, o número de envolvidos, a necessidade de capacitação da equipe e um indicador de prioridade das ações propostas. Além disso, a percepção dos profissionais da saúde em relação aos métodos foi analisada. Os resultados demonstram que, no contexto avaliado, os métodos apresentaram um bom desempenho, por terem apresentado melhorias que, em média, foram consideradas adequadas pela instituição.pt_BR
dc.description.abstractProblem solving is a fundamental part for quality maintenance and continuous improvement. Through the years many methods were developed to solve problems, though these methods do not apply to every problem, or are suitable to every type of activity. Kwon for its constant changing nature, hospitals have complex problems, which need a suitable and robust approach to solve. Thus, the present study has the objective of evaluating the performance of three methods usually used for problem solving: A3, RCA and FRAM, when applied on a hospital. For this, the three methods were applied in the same process, of prescription and medication, in an academic hospital. The results were analyzed accordingly to the following criteria: the total number of improvement actions proposed, implementation difficult, replication possibility along the departments of the hospital, the time needed to apply the methods, the number of people involved, the need of training for the team and an indicator for prioritization. Besides that, the health sector workers’ perception regards the methods was analyzed. The results evidence that, in the studied context, the methods had good performance, because introduced improvements that, on average, were considered suitable for the institution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSolução de problemaspt_BR
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectErros de medicaçãopt_BR
dc.subjectEmergency Departmenten
dc.subjectPrescriptionen
dc.subjectGestão hospitalarpt_BR
dc.subjectMedication errorsen
dc.subjectHospitalen
dc.subjectRCAen
dc.subjectFRAMen
dc.subjectA3en
dc.subjectContinuous improvementen
dc.titleAnálise dos métodos A3, FRAM e RCA aplicados para a solução de problemas em ambiente hospitalarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001060624pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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