Mostrar registro simples

dc.contributor.authorArnemann, Cristiane Trivisiolpt_BR
dc.contributor.authorGastaldo, Denise Mariapt_BR
dc.contributor.authorKruse, Maria Henriqueta Lucept_BR
dc.date.accessioned2018-03-23T02:26:38Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1414-3283pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173767pt_BR
dc.description.abstractNosso artigo apresenta e discute as características da Pesquisa Apreciativa como metodologia de pesquisa, utilizando um exemplo de uma residência multiprofissional integrada em Saúde no Brasil. A Pesquisa Apreciativa, conhecida em inglês como Appreciative Inquiry, é uma metodologia usada para identificar as melhores práticas desenvolvidas e empregadas pelas pessoas que trabalham em uma instituição. Essa metodologia permite a participação e o engajamento de profissionais da área da Saúde em pesquisas relacionadas à sua área de atuação, com potencial para ser aplicada em múltiplas áreas. Além disso, a Pesquisa Apreciativa incentiva debates reflexivos e críticos por parte dos participantes, estabelecendo um espaço de discussão para que mudanças ocorram. Os profissionais da Saúde que participaram desse trabalho consideram pertinente a finalidade de encorajar as pessoas a adotarem uma abordagem positiva, construtiva e dialógica para propor mudanças institucionais.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper we present and discuss the characteristics of Appreciative Inquiry as a research methodology, utilizing an example from an integrated multi-professional residency program in Health in Brazil. Appreciative Inquiry is a methodology used to identify the best practices developed and utilized by people who work in the same institution. This methodology allows the participation and engagement of Health professionals in studies related to their area of work, potentially able to be used in several areas. In addition, Appreciative Inquiry promotes critical and reflexive debates among participants, establishing a space for the production of change. The Health professionals involved in our study considered relevant the goal of encouraging people to adopt a positive, constructive, and dialogical approach to propose institutional changes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 22, n.64 (2018), p. 121-31pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAppreciative Inquiryen
dc.subjectPesquisa apreciativapt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectQualitative researchen
dc.subjectSaúde : Pesquisapt_BR
dc.subjectMethoden
dc.subjectMethodologyen
dc.subjectResidency programen
dc.titlePesquisa apreciativa : características, utilização e possibilidades para a área da Saúde no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001061057pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples