Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTorres, Tânia Batistelapt_BR
dc.contributor.authorLarrañaga Uriarte, Ana Margaritapt_BR
dc.contributor.authorDemore, Cristhiane Paludopt_BR
dc.contributor.authorNodari, Christine Tesselept_BR
dc.date.accessioned2018-04-03T02:25:57Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1415-7713pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174281pt_BR
dc.description.abstractPromover a segurança viária nos entornos escolares é uma estratégia que contribui para que sejam construídas cidades seguras, saudáveis e sustentáveis. Este estudo é dedicado a identificar o conjunto de características físicas urbanas capazes de reduzir a severidade dos acidentes nesses entornos. A severidade foi analisada a partir das características da estrutura urbana, socioeconômicas, da instituição escolar e dos acidentes registrados (entre 2012 e 2014) no entorno de 905 escolas de Porto Alegre. Foram estimados modelos de escolha discreta ordenados e não ordenados, permitindo a comparação entre as abordagens. Entretanto, não foi identificada superioridade de uma abordagem metodológica sobre a outra. O conjunto de estimativas indica que a severidade dos acidentes no entorno escolar é influenciada por características da escola, do acidente, socioeconômicas e pela estrutura urbana, com destaque para influência negativa do número de interseções com quatro vias.pt_BR
dc.description.abstractFostering road safety nearby schools is a strategy that contributes to build safe, healthy and sustainable cities. The aim of this study is to identify the set of urban physical characteristics that are able to reduce the severity of accidents in these surroundings. Build environment, socioeconomic data, characteristics of the educational institution and accident data (from 2012 to 2014) nearby 905 schools in Porto Alegre were used to analyze severity. Discrete choice models of ordered and unordered structures were estimated and compared. However, it was not possible to identify the superiority of one methodological approach over the other. The models have shown that the severity of accidents near schools is influenced by school, accidents, socioeconomic characteristics and the build environment, in special the negative influence of the quantity of four-way intersections.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTransportes. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 25, n. 3 (2017), p. 102-114pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBuilt environmenten
dc.subjectEstrutura urbanapt_BR
dc.subjectOrdered logiten
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectSegurança viáriapt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectMultinomial Logiten
dc.subjectRoad safetyen
dc.titlePrevalência de fatores associados à severidade dos acidentes em entorno de escolaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001062789pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples