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dc.contributor.authorWeber, Fernanda Davidpt_BR
dc.contributor.authorSenna, Luiz Afonso dos Santospt_BR
dc.contributor.authorLarrañaga Uriarte, Ana Margaritapt_BR
dc.contributor.authorTen Caten, Carla Schwengberpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-03T02:26:02Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1415-7713pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174294pt_BR
dc.description.abstractA análise da variabilidade do tempo de viagem está ganhando interesse entre os pesquisadores e planejadores. Este trabalho avalia o comportamento dos usuários do transporte aéreo diante da presença da variabilidade de tempo de viagem. Especificamente, determina o comportamento dos usuários do transporte aéreo em relação a esta variabilidade, propensos, neutros ou avessos; identifica e caracteriza esta variabilidade na escolha do voo e compara o impacto das diferentes características envolvidas. Dados de preferência declarada foram coletados e modelos de escolha discreta estimados para modelar o comportamento dos usuários. Os resultados obtidos mostraram que os usuários do transporte aéreo são avessos à variabilidade do tempo de viagem. A comparação entre os impactos das variáveis mostrou que valorizam principalmente o custo da passagem na escolha do voo, seguido da existência de uma escala no deslocamento entre origem e destino, e por último o tempo e variabilidade do tempo de viagem.pt_BR
dc.description.abstractThe analysis of travel time variability is gaining interest among researchers and planners. This work evaluates the behavior of air transport users in the presence of variability of travel time. Specifically, it determines the behavior of air transport users in relation to this variability, prone, neutral or averse; Identifies and characterizes this variability in flight choice and compares the impact of the different characteristics involved. Stated preference data were collected and discrete choice models estimated to model user behavior. The results showed that the users of the air transport are averse to the variability of travel time. The comparison between the impacts of the variables showed that they mainly value the cost of the passage in the choice of flight, followed by the existence of a scale in the displacement between origin and destination, and finally the time and variability of the travel time.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTransportes. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 25, n. 3 (2017), p. 49-61pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTravel time variabilityen
dc.subjectTransporte aéreopt_BR
dc.subjectStated preferenceen
dc.subjectPreferência declaradapt_BR
dc.subjectTempo de viagempt_BR
dc.subjectAir transportationen
dc.titleO efeito da variabilidade do tempo de viagem no modal aéreopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001062776pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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