Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoll, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorMatos, Dalila Farias Pedro dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-04T02:25:39Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174349pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho iniciou a partir da curiosidade em saber mais sobre iniciativas que superam o fracasso escolar. Com a ideia de transformar a curiosidade em experiência, escolhi pesquisar sobre o Programa Trajetórias Criativas, que é um programa que foi criado por um grupo de professores do Colégio de Aplicação da UFRGS, por demanda do MEC em 2013 e implementado com parceria da SEDUC –RS. O Programa visa regularizar a situação de distorção idade-série de alunos entre 15 e 17 anos no ensino fundamental, a partir de uma proposta que modifica a forma como a escola atua. Envolvendo todos os agentes da educação e reposicionando estudantes e professores para o papel de protagonistas do processo de aprendizagem. Uma forma diferente, das que eram comuns antigamente, para enfrentar o fracasso escolar. O problema de pesquisa é “Quais as contribuições do programa trajetórias criativas para a construção de percursos escolares que colaboram para a superação do fracasso escolar?” A metodologia é o estudo de caso de caráter qualitativo com análise documental, utilizando os cadernos orientadores da proposta, entrevistas com dois professores e análise de dois vídeos de reportagens disponíveis no Youtube. Nos vídeos a ênfase é nas falas dos estudantes entrevistados. O referencial teórico utiliza autores de uma pedagogia crítica, tendo como principal referência Paulo Freire. Conclui-se que analisar propostas como o Trajetórias Criativas, que modificam o modo como a escola tradicionalmente atua é, sobretudo, não se acomodar no discurso de impossibilidade/dificuldade de mudança da escola e das formas como ela atua.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.titleTrajetórias Criativas : construindo outros percursos escolares para a superação do fracasso escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062118pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples