Literatura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise crítica
dc.contributor.advisor | Felipe, Jane | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Bruna Valasco dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-04T02:25:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/174357 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso traz como eixo norteador o seguinte problema de pesquisa: qual deve ser o papel da escola, em especial do corpo docente, em relação à leitura como fruição para a formação do leitor literário nos anos iniciais? Os principais objetivos deste estudo consistem em promover a reflexão sobre a importância da literatura infantil não apenas na sua intencionalidade educativa, mas na formação de um leitor literário, identificando em que momentos a literatura infantil pode ser disponibilizada para as crianças para que elas possam usufruir dela de forma prazerosa, sem qualquer obrigatoriedade de transformá-la em conteúdo didático. Em termos metodológicos, a pesquisa se caracteriza por uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfico, a partir de autores/as como Nelly Novaes Coelho (2000), Michèle Petit (2017), Yolanda Reyes (2010), Teresa Colomer (2007), Gládis Kaercher (2015), Cristina Rosa (2011) dentre outros/as. Foram levantadas três categorias de análise, a saber: literatura como expressão artística, a apreciação da literatura em sala de aula e contribuições para a formação do leitor literário. Finalizo o trabalho disponibilizando uma lista de livros e CD’s que contribuem para a formação do leitor literário. A partir da construção destes eixos pode-se verificar que a literatura deve ser entendida como forma de expressão cultural. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Literatura juvenil | pt_BR |
dc.title | Literatura infantojuvenil como fruição nos anos iniciais : uma análise crítica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001062265 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1361)