Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSperrhake, Renatapt_BR
dc.contributor.authorMeggiato, Amanda Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-04T02:26:27Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174376pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é analisar as estratégias didáticas para desenvolvimento da compreensão leitora planejadas durante o estágio curricular do Curso de Pedagogia, realizado em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental no primeiro semestre de 2017. Os questionamentos que balizaram o estudo referem-se principalmente a: como uma professora, utilizando-se de estratégias didáticas focadas na leitura, pode potencializar a compreensão leitora de alunos de Anos Iniciais? Quais são e em que medida tais estratégias podem operar para o desenvolvimento da compreensão leitora? A principal ferramenta metodológica utilizada foi a análise documental do Diário de Classe produzido pela pesquisadora ao longo do estágio curricular docente. O material empírico da pesquisa constitui-se de descrições de propostas de aulas de leitura, intervenções da professora e recursos didáticos. Como referencial teórico, foram utilizados estudos de autores como Goodman (1987), Solé (1998), Lerner (2002), Sánchez (2002), Geraldi (2006), Marcuschi (2008), Cafiero (2010), Piccoli e Camini (2012), Travaglia (2013), entre outros. A partir do material empírico analisado sob a luz do referencial teórico selecionado, foram construídos três eixos de análise, a saber: sequência da aula de leitura: uma possibilidade; estratégias didáticas para o ensino da leitura: rumo à compreensão leitora; a diferenciação do ensino da leitura. No primeiro, é apresentada uma possível sequência de aula de leitura e abordada contribuições para a leitura de textos informativos. No segundo, são elencadas onze estratégias didáticas para o ensino da leitura, para as quais são apontadas potencialidades no desenvolvimento da compreensão leitora dos estudantes. Por fim, no terceiro eixo analítico, são analisados alguns dispositivos didáticos para a diferenciação do ensino da leitura. As considerações desta pesquisa apontam a necessidade de investimento nas estratégias didáticas de leitura para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos não apenas para a leitura escolar, mas para as diferentes práticas sociais da leitura. Além disso, considera-se que diferenciar o ensino da leitura tende a garantir uma situação ajustada de aprendizagem aos diferentes alunos objetivando o desenvolvimento da compreensão leitora.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação fundamentalpt_BR
dc.titleProfe, eu já li, mas não entendi! Um estudo sobre estratégias didáticas para o desenvolvimento da compreensão leitora em uma turma do ciclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062003pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples