Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGodinho, Ana Cláudia Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorMendonça, Verônica Cristina Pintopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-04T02:26:30Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174378pt_BR
dc.description.abstractO direito à educação é muitas vezes negado à população prisional do país. O direito à leitura é ainda mais restrito, limitando-se a projetos experimentais em poucas unidades prisionais. Neste contexto, este trabalho de conclusão tem o objetivo de analisar possibilidades do trabalho com a literatura de autoria feminina para a leitura crítica de mulheres em privação de liberdade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que investiga a discussão acadêmica sobre educação em prisões (ONOFRE, 2015), e a leitura de textos literários de autoria feminina no país (DUARTE, 2003; MUZART, 2003; TELLES, 2006). Utiliza a análise documental para examinar textos literários de Lygia Fagundes Telles (2009) e Conceição Evaristo (2016). Propõe possibilidades de mediação de leitura para a problematização das experiências de vida de mulheres em diferentes contextos sócio-históricos e, com isso, contribuir para a ampliação da leitura crítica destas mulheres. O estudo evidenciou que as principais possibilidades são: a garantia do direito à aprendizagem e a ampliação da compreensão crítica de si e do mundo, de forma a qualificar o tempo passado no estabelecimento prisional.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titlePossibilidades do trabalho com a literatura de autoria feminina para a leitura crítica de mulheres em privação de liberdadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062096pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples