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dc.contributor.authorAubert, Thierrypt_BR
dc.contributor.authorPonge, Robert Charlespt_BR
dc.date.accessioned2018-05-01T02:26:04Zpt_BR
dc.date.issued1994pt_BR
dc.identifier.issn0102-6267pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/175166pt_BR
dc.description.abstractDiante da revolução nos dados antropológicos relativos à racionalidade ou à morte, os surrealistas procuram dar à existência uma dimensão - a morte surreal - que contrabalança a angústia engendrada pela finitude associada à morte-aniquilamento. O humor é um dos fatores que permitem a emergência da morte surreal. Aragon empenha-se para que o humor permita suportar o mal-estar altivo frente à existência. A partir do "riso amargo", a oposição entre invenção surrealista e finitude macabra vem à tona inscrita no terreno do efêmero, antes que o humor dê a volta por cima. Pelo contrário, R. Vitrac procura dar ao humor uma liberdade conquistadora. O humorístico torna-se a ciência de um corpo à beira da morte, ciência que encontra seu desabrochar na crueldade poética; o humor gera uma fusão surreal dos contrários, à imagem dos poderes surreais do riso e das lágrimas. Finalmente, no início dos anos trinta, com T. Tzara, o humor é percebido como um critério moral e social por vir. À ambigüidade inquieta do riso corresponde neste autor o modelo humorístico da escritura poética.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isofrapt_BR
dc.relation.ispartofOrganon. Porto Alegre. Vol. 8, n. 22 (1994), p. 83-96pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSurrealismo (Literatura)pt_BR
dc.subjectTzara, Tristan, 1896-1963 : Ensaiopt_BR
dc.subjectHumor na literaturapt_BR
dc.subjectMorte na literaturapt_BR
dc.subjectAragon, Louis, 1897-1982 : Ensaiopt_BR
dc.subjectVitrac, Roger, 1899-1952 : Ensaiopt_BR
dc.titleTrois regards humoristiques sur l'individu modernept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000122026pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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