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dc.contributor.authorGiry, Anne dept_BR
dc.contributor.authorPonge, Robert Charlespt_BR
dc.date.accessioned2018-05-01T02:26:54Zpt_BR
dc.date.issued1994pt_BR
dc.identifier.issn0102-6267pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/175244pt_BR
dc.description.abstract"Surrealismo: automatismo psíquico puro". É desta maneira que André Breton define seu projeto no Manifesto do surrealismo em 1924. Antes mesmo de tê-lo encontrado, André Masson já praticava o desenho automático desde 1923. Depois de precisar a originalidade da concepção surrealista de automatismo, que espíritas e psiquiatras vinham estudando desde o final do século XIX, estudar-se-á e comparar-se-á os textos onde Breton e Masson comentam sua prática automatista, o que esperavam dela e o que ela lhes trouxe: encantamento ou decepção. Independentemente das convergências existentes, as divergências entre os dois artistas permitem compreender a especificidade da expressão gráfica e pictural do automatismo em relação à escritura automática.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isofrapt_BR
dc.relation.ispartofOrganon. Porto Alegre. Vol. 8, n. 22 (1994), p. 63-81pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSurrealismo (Literatura)pt_BR
dc.subjectAutomatismo psíquicopt_BR
dc.subjectMasson, Andre : Ensaiopt_BR
dc.subjectBreton, André, 1896-1966 : Ensaiopt_BR
dc.titleLe surrealisme : automatisme psychique pur?pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000122019pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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