Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZitkoski, Jaime Josépt_BR
dc.contributor.authorKaefer, Maria Teresinha Verlept_BR
dc.date.accessioned2009-11-24T04:14:26Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17720pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação traz as aproximações com a temática da EJA, articulada ao percurso trilhado pela pesquisadora. Apresenta um diálogo com as referências no campo da EJA, pontuando a trajetória dessa modalidade de ensino no Brasil, referendada pela Educação Popular. Discute qual o viés das políticas educacionais da modalidade da última década. Trazendo elementos para avaliar uma política educacional, demarca categorias importantes para a efetivação de uma política educacional progressista. Analisa dados oficiais em relação às matrículas, estabelecimentos de ensino e financiamento da Educação de Jovens e Adultos na Rede Estadual de Ensino do RS, considerando as gestões de 1999 a 2008, à luz dos referenciais que demarcam a Educação Popular. Discute as políticas de governo e os resultados efetivamente atingidos em cada gestão nesse período de 10 anos.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation brings the approaches with the thematic one of the "EJA", articulated to the passage trod for the researcher. Also it presents a dialogue with the references in the field of the "EJA", making allusion to the trajectory of the modality in Brazil, authenticated for the Popular Education. The bias of the educational policy of this modality of the last decade argues which, bringing elements to evaluate an educational policy; it demarcates important categories for the achievement of one progressive educational policy. It consists of the presentation of the collected data in relation to enrollment, educational establishments and financing of the Education of Young and Adults in the State Net of Education of the RS, considering the 1999 managements up to 2008. It has been made under the light of the references that demarcate the Popular Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subject“EJA”en
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducation politicsen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectPopular educationalen
dc.titleDa intenção à ação : avanços e retrocessos na educação de jovens e adultos na rede estadual do RS no período de 1999 à 2008pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000723763pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples