Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCunha, Eduardo Figueiredo Vieira dapt_BR
dc.contributor.authorDias, Aline Mariapt_BR
dc.date.accessioned2009-11-28T04:14:13Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17731pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa propõe um estudo sobre o estatuto de matérias 'pobres', vestígios provenientes da experiência cotidiana e suas implicações conceituais na produção artística abordada. Através da fotografia e da instalação, o trabalho articula uma tensão entre o caráter precário dos materiais e as tentativas de ordená-los e apreendê-los, mediante procedimentos artísticos, como concentração e organização de resíduos. Ao analisar a tensão entre os procedimentos, a instabilidade dos materiais e processos de desintegração envolvidos no trabalho, tendo a poeira doméstica como imagem paradigmática, em sua condição lacunar, proliferante e fragmentária, a pesquisa discute a insustentabilidade de programas ordenatórios e desenvolve uma reflexão sobre o trabalho com(o) fracasso, destacando a sua dimensão negativa, utópica, processual e desestabilizadora.pt_BR
dc.description.abstractThe research proposes a study about the statute of "poor" material, vestiges from the everyday experience and its conceptual implications in the approached artistic production. Through photograph and installation, the work articulates a tension between the precarious character of the material and the attempts of ordering and apprehending them, through artistic procedures, like concentration and residue organization. In analyzing the tension between procedures, the materials' instability and process of disintegration involved in the work, having domestic dust as paradigmatical image, in its lacunars condition, proliferating and fragmentary, the research discusses ordenatory programs' unsustainability and develops a reflection about the work as/with failure, highlighting its negative, utopist, processual and destabilizing dimension.en
dc.description.abstractLa recherche propose une étude sur le statut de matières `pauvres', vestiges provenant de l'expérience quotidienne et leurs implications conceptuelles dans la production artistique abordée. À travers la photographie et de l'installation, le travail articule une tension entre le caractère précaire des matériels et les tentatives de les commander et les appréhender, moyennant des procédures artistiques, comme la concentration et de l'organisation de résidus. Analyser la tension entre les procédures, l'instabilité des matériels et les procédures de désintégration impliquées dans le travail, en ayant la poussière domestique comme image paradigmatique, dans sa condition de lacune, proliférant et fragmentaire, la recherche discute l'insoutenabilité de programmes rangés et développe une réflexion sur le travail avec/comme des échecs, en détachant sa dimension négative, utopique, processive et déstabilisante.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPoeticas visuaispt_BR
dc.subjectVestigesen
dc.subjectArte : Vestígios cotidianospt_BR
dc.subjectDusten
dc.subjectArte : Fracassopt_BR
dc.subjectPhotographen
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectConcentrationen
dc.subjectOrganizationen
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectFailureen
dc.subjectPoussièrefr
dc.subjectPhotographiefr
dc.subjectOrganisationfr
dc.subjectÉchecsfr
dc.titleMarcas e restos : concentração e organização de vestígios cotidianospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000723668pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples