Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSartor, Basilio Albertopt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Gabriela Gil dapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-09T02:30:38Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/177679pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo compreender as estratégias do perfil oficial do MasterChef Brasil no Twitter para engajar o telespectador. Para atingir o objetivo foram utilizados como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental e Análise de Conteúdo dos tweets publicados pelo perfil do @masterchefbr. O referencial teórico abrange temas pertinentes ao estudo, como televisão, convergência, reality shows, MasterChef, segunda tela, Social TV e a própria rede social Twitter. A pesquisa documental abrange as publicações feitas pela conta oficial do MasterChef Brasil no Twitter. A partir da análise de conteúdo realizada em 133 tweets coletados durante os dias 5 a 10 de dezembro de 2017, foi possível identificar oito categorias de estratégias de engajamento adotadas pelo perfil do programa. São elas: divulgação da final; enquetes; links para notícias sobre o programa; conteúdos sobre culinária; conteúdos exclusivos; uso de memes/GIFs; interação direta com o usuário da rede; posts em sincronia com o programa. O estudo conclui que fazer uso de uma segunda tela garante uma experiência melhor e mais completa da competição.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims at the official profile strategy of MasterChef Brazil on Twitter to engage the viewer. For the purpose, experiments as methodological procedures: bibliographic research, documentary and Content Analysis of the tweets published by the @masterchefbr profile. The theoretical framework covers topics relevant to the study, such as television, convergence, reality shows, MasterChef, second screen, Social TV and a social network Twitter. A documentary search covers how publications made by the official MasterChef Brazil account on Twitter. From the content analysis performed on 133 tweets collected during the days of December 5 to 10, 2017, it was possible to identify its categories of engagement strategy adopted by the program profile. They are: dissemination of the final; polls; links to news about the program; culinary content; exclusive contents; use of memes / GIFs; direct interaction with the user of the network; publishes in sync with the program. The study concludes that makes use of a second screen secured a better and more complete competition experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTelevisionen
dc.subjectMasterChef (Programa de televisão)pt_BR
dc.subjectTwitter (Site)pt_BR
dc.subjectSocial TVen
dc.subjectMasterChef Brazilen
dc.subjectEngagementen
dc.titleBem vindos à cozinha MasterChef : as estratégias de engajamento do perfil @masterchefbr no Twitterpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001063209pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples