Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorRodrigues, André Iriburept_BR
dc.contributor.authorPizzatto, Bianca Schusterpt_BR
dc.date.accessioned2018-05-10T02:30:39Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/177710pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca analisar como as representações de gênero na publicidade voltada para o público infantil são elementos institucionalizados e que contribuem e negociam nas construções da identidade de gênero das meninas. Primeiramente são apresentados conceitos sobre a infância e sua relação com gênero e consumo, a partir de autores como Buckingham (2007), Del Priore (2006) e Louro (2014). Após, é abordada a questão das representações na publicidade, assim como a publicidade como um mecanismo de pedagogia cultural, participando, dessa forma, da construção da identidade de gênero dos sujeitos. O tópico é abordado através de conceitos de Gastaldo (2013), Rocha (2011) e Sabat (2013). O corpus do trabalho é composto por quatro vídeos publicitários que anunciam bonecas, todos da marca Estrela. A Análise de Conteúdo foi escolhida como procedimento metodológico, possibilitando um tratamento mais profundo do corpus a partir de categorias definidas com base no referencial teórico do trabalho e do próprio objeto empírico. As conclusões alcançadas demonstram como as representações de gênero na publicidade infantil analisada seguem modelos hegemônicos, assim como também são tensionados elementos desconstrucionistas, colaborando com a construção das identidades de gênero nas meninas.pt_BR
dc.description.abstractThe present work seeks to analyze how gender representations in advertising aimed at the children’s audience are institutionalized elements and that they contribute and negotiate in the constructions of the gender identity of the girls. First, concepts about childhood and its relationship with gender and consumption are presented, from authors such as Buckingham (2007), Del Priore (2006) and Louro (2014). Afterwards, the issue of representations in advertising as well as advertising as a mechanism of cultural pedagogy is approached, thus participating in the construction of the subjects' gender identity. The topic is approached through the concepts of Gastaldo (2013), Rocha (2011) and Sabat (2013) The corpus of the work is composed of four advertising videos that announce dolls, all of them from brand Estrela. The Content Analysis was chosen as methodological procedure, allowing a deeper treatment of the corpus from categories defined based on the theoretical framework of the work and the empirical object itself. The conclusions reached demonstrate how gender representations in children's advertising analyzed follow hegemonic models, as well as deconstructionist elements, which contribute to the construction of gender identities in girls.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectChildren's Advertisingen
dc.subjectGender Identityen
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectCultural Pedagogyen
dc.titleAprendendo a ser menina: a publicidade como parte do processo de construção da identidade de gêneropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062520pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem