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dc.contributor.advisorCuty, Jeniffer Alvespt_BR
dc.contributor.authorFigueiredo, Pedro Henrique Marcolla dept_BR
dc.date.accessioned2018-05-10T02:30:46Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/177717pt_BR
dc.description.abstractAborda o tema das estruturas narrativas em quadrinhos. O foco da análise é dividido em três esferas narrativas distintas aplicadas à Blacksad: algum lugar em meio às sombras. O primeiro emprega o estudo da estrutura de composição de Blacksad dentro de um trajeto histórico dos formatos que desenvolveram o gênero incorporado pelo objeto, baseado no trabalho de Tzetan Todorov. O segundo estuda a construção do desenvolvimento do protagonista enquanto cria paralelos entre o objeto e a jornada do herói, baseada em Joseph Campbell e Christopher Vogler. O terceiro aborda as composições visuais utilizadas para gerar direcionamento visual à narrativa, referenciando diferentes autores como Scott McCloud, James Gurney, Marcos Mateu-Mestre e Donald Graham. O objetivo deste trabalho é aproximar segmentos interdisciplinares contidos nos quadrinhos, gerando uma análise consistente com a pluralidade de uma mídia prejudicada por convenções sociais construídas através de supostas limitações sugeridas pelo impacto cultural resultante de aspectos comerciais que acabaram por evidenciar a produção de certos gêneros. Com isto, o trabalho explora a diversidade de aproximações teóricas e as possibilidades metodológicas para o estudo dos quadrinhos, reconhecendo a característica multidisciplinar da mídia.pt_BR
dc.description.abstractApproaches the theme of narrative structures in comics. The focus of the analyses is divided in three different narrative spheres applied to Blacksad: Somewhere within the shadows. The first holds the study of the compositional structure of Blacksad inside a format history which developed into the genre embodied by the object, based upon the work of Tzetan Todorov. The second studies the construction of the protagonist’s development while creates parallels between the object and the hero’s journey, based upon Joseph Campbell and Christopher Vogler. The third approaches the visual compositions used to grant the image direction to the narrative, using different authors like Scott McCloud, James Gurney, Marcos Mateu-Mestre and Donald Graham. This work’s objective is to approximate interdisciplinary segments contained within the comics, to generate an analysis consistent with the plurality of a medium prejudiced by social conventions built upon presumed limitations initiated by the cultural impact made by commercial aspects that evinced certain production genres. The work explores the diverse theoretical approaches and the methodological possibilities of comics, recognizing the multidisciplinary characteristic of the media.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComicsen
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectBlacksaden
dc.subjectNarrativa visualpt_BR
dc.subjectCompositional structuresen
dc.subjectImage studiesen
dc.subjectVisual narrativeen
dc.titleA narrativa visual nos quadrinhos: um estudo sobre as estruturas de composição em Blacksadpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062659pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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