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dc.contributor.advisorFeijó, Flavio Tosipt_BR
dc.contributor.authorDalla Valle, Pedro Brandãopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-12T03:23:30Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178173pt_BR
dc.description.abstractNesta dissertação é analisado o impacto do clima sobre a venda de medicamentos e produtos de higiene e beleza no canal farmacêutico da região sul do Brasil. Para isso, foram coletados dados diários de venda de 262 farmácias, representando mais de 80 milhões de transações comerciais, e dados meteorológicos para 26 cidades da região através do Instituto Nacional de Meteorologia durante o período de janeiro de 2012 e junho de 2016. Utilizando o modelo de dados em painel com efeitos fixos, metodologia caracterizada pelo uso combinado de séries temporais e cortes transversais, estima-se que as variáveis de maior influência sobre as vendas são temperatura e precipitação. Porém ao longo do trabalho, como iremos observar, os efeitos provocados por estas variáveis não são uniformes entre os mais diversos tipos de produtos observados, sendo necessária assim a segmentação do painel em 17 categorias de medicamentos e 18 de categorias de higiene e beleza.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the impact of the climate on the sale of medicines and hygiene and beauty products in the pharmaceutical channel of southern Brazil. For this purpose, daily sales data of 262 pharmacies were collected, representing more than 80 million commercial transactions, and meteorological data for 26 cities in the region through the Instituto Nacional de Meteorologia during the January 2012 and June 2016. Using the fixed-effects panel data model, a methodology characterized by the combined use of time series and cross-sections, it is estimated that the variables with the greatest influence on sales are temperature and precipitation. However, as we will see, the effects of these variables are not uniform among the most diverse types of products observed, thus the segmentation of the panel in 17 categories of medicines and 18 categories of hygiene and beauty is necessary.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigienept_BR
dc.subjectRetailen
dc.subjectMedicamentospt_BR
dc.subjectClimateen
dc.subjectDrugstoreen
dc.subjectEconomia da saúdept_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectSalesen
dc.subjectEconometricsen
dc.subjectBrasil, Região Sulpt_BR
dc.titleO impacto do clima sobre a venda de medicamentos e produtos de higiene e beleza em farmácias da Região Sul do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001063856pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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