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dc.contributor.advisorCosta, Silvia Generali dapt_BR
dc.contributor.authorXavier, Jean Conciliopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-17T02:26:42Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178397pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como tema principal a adaptabilidade das melhores práticas de gestão de TI para médias empresas presentes em solo brasileiro. Assim, objetivou-se produzir diretrizes estratégicas relevantes que pudessem contribuir com tais empresas nesta missão. Foi fundamental manter todas as ações e reflexões à luz da cultura nacional, afinal, as organizações são constituídas de pessoas e estas providas de um comportamental influenciado pela cultura local. Para que este estudo tivesse sucesso em seu propósito, diversificadas técnicas de coleta de dados foram selecionadas e consequentemente aplicadas. Com o objetivo de conhecer em detalhes a estrutura e composição das melhores práticas de gestão de TI, utilizou-se revisão bibliográfica profunda. Assim, foi possível mapear os processos, ações e responsáveis em cada gestão, insumo fundamental para o pesquisador relacionar as diversas gestões dentre as práticas de referência. Na sequência foi aplicada uma pesquisa de caráter exploratório e quantitativa com profissionais de TI, todos conhecedores dos fundamentos das melhores práticas de gestão de TI e atuantes nas empresas foco. O grande objetivo foi o de compreender como a adoção de tais práticas de fato se dá na atualidade em empresas com tais características. Na fase seguinte objetivou-se através de opinião especializada com autoridades no assunto, avaliar os processos, indicando em como de fato deveria ser em empresas médias a adoção de tais práticas. Para isto, considerou-se os limites de tais organizações Avaliou-se também para os comportamentos identificados na fase anterior como existentes, seu impacto neste desafio. Em última fase, o pesquisador, reconhecida autoridade perante as organizações mantenedoras de tais práticas, reunindo o “como é” com o “como deveria ser”, criou um conjunto de diretrizes estratégicas de elevado valor para solucionar o problema chave deste trabalho. Participaram deste estudo 41 profissionais da área de Tecnologia da Informação, conhecedores das melhores práticas de gestão de TI à nível mundial, além de 7 experts no assunto. A pesquisa permitiu qualificar um conjunto de 17 práticas comportamentais, cruzadas com 19 agrupamentos de processos de práticas de gestão de TI. Concluiu-se ao final diretrizes estratégicas significativas em quatro frentes: Estratégia, Processos de Gestão de TI, Papéis e Responsabilidades e Comportamento. Considera-se um estudo de extrema relevância em virtude da dada importância atual da área de tecnologia da informação para a sustentabilidade organizacional, evidenciada principalmente na sua capacidade de rápida adaptabilidade e resposta em um mundo comercialmente tão dinâmico e sem fronteiras. Gerar produtos competitivos é fundamento básico e inegavelmente a tecnologia da informação tem papel preponderante nesta missão.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleTropicalização da gestão de tecnologia da informação : uma análise de médias empresas em solo brasileiro à luz da cultura nacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001064890pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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