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dc.contributor.advisorMuller Neto, Hugo Fridolinopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Wagner Teixeira dapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-22T02:26:09Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178650pt_BR
dc.description.abstractO relacionamento com o cliente tem um papel fundamental no crescimento da empresa, por isso os empresários estão cada vez mais buscando esforços e investimentos para atrair clientes. Cabe reforçar que é por meio desse relacionamento que as empresas abrem espaço para crescer, ter melhor posicionamento no mercado e aumentar a credibilidade e rentabilidade dos negócios. A pesquisa em questão busca informações sobre o marketing de relacionamento e conceitos que podem contribuir na melhoria do relacionamento entre a DRSUL e seus clientes. O uso do marketing de relacionamento é o instrumento utilizado por várias empresas como forma de criar e manter um relacionamento positivo. Porém, é fundamental buscar conhecer os conceitos de marketing de relacionamento para decidir o melhor método a ser aplicado. A DRSUL concessionárias Renault comercializa veículos novos e seminovos, veículos de passeio e utilitários Os funcionários são os responsáveis pelo atendimento, cabe a eles o papel de prospectar mais clientes e recepcionar com qualidade para que se sintam satisfeitos e resolvam voltar à concessionária. O trabalho em questão busca identificar métodos que ajudarão na satisfação dos clientes para acrescentar aos já utilizados pela empresa. O objeto da pesquisa é saber sobre a satisfação e insatisfação dos clientes com os produtos e serviços prestados pela concessionária. Para coletar informações de forma mais detalhada foi aplicado um questionário a clientes da Renault. Os clientes de vendas em Showroom e os de venda direta foram os entrevistados. O estudo realizado foi baseado nas definições teóricas e nas dimensões clássicas do marketing, tendo por base o marketing de relacionamento. A pesquisa qualitativa foi utilizada com o objetivo de analisar os resultados das entrevistas realizadas com clientes da Renault a fim de identificar possíveis soluções às ações já implementadas pela empresa como sugerir melhorias. Os resultados indicam que a grande preocupação dos entrevistados está no pós venda prestado pelos colaboradores.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.titleMarketing de Relacionamento e Satisfação de Clientes : o caso DRSUL concessionáriaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001064586pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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