Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Mayara Becker Oliveira dapt_BR
dc.contributor.authorPereira, João Carlos Tavarespt_BR
dc.contributor.authorBlum, Leandro Carlospt_BR
dc.date.accessioned2018-07-04T02:26:57Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1517-6312pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180055pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta e faz uma reflexão sobre um experimento de ensino ocorrido no primeiro semestre de 2017 em um curso de formação inicial de professores de matemática, numa universidade pública do Rio Grande do Sul. Em linhas gerais a proposta relacionou matemática, história em quadrinhos e tecnologias digitais. A partir dos conceitos de zona de risco e zona de conforto encontrados e explorados na literatura, foi construída e aplicada uma proposta de ensino, de caráter experimental, numa disciplina de graduação. A título de inferência, os resultados e reflexões realizadas posteriores ao experimento contribuem na área de Educação Matemática, destacando-se os desafios inerentes do fazer docente, já presentes na formação inicial do professor de matemática.pt_BR
dc.description.abstractThe article presents and makes a reflection on an educational experiment that took place in the first semester of 2017 in an initial training course of mathematics teachers, at a public university in Rio Grande do Sul. In general, the proposal related mathematics, comics and digital technologies. From the concepts of risk zone and comfort zone found and explored in the literature, a proposal of teaching, of experimental character, was constructed and applied in a subject of graduation. As an inference, the results and reflections carried out after the experiment contribute to the area of Mathematics Education, highlighting the inherent challenges of teacher making, already present in the initial formation of the mathematics teacher.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 15, n. 2 (2018), p. 485-497pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExperimentationen
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectTeacher training in mathematicsen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectGeometria analíticapt_BR
dc.subjectComfort zoneen
dc.subjectRisk zoneen
dc.title“Em busca do astronauta perdido” : um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo geometria analítica & história em quadrinhospt_BR
dc.title.alternative"In search of the lost astronaut" : an experiment in the initial formation of mathematics teachers involving analytical geometry & comicsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001068721pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples