Show simple item record

dc.contributor.advisorGuazzelli, Cesar Augusto Barcellospt_BR
dc.contributor.authorFagundes, Gabriel de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2018-07-24T02:27:59Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180585pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho desenvolve um estudo do livro Canto General, escrito pelo poeta chileno Pablo Neruda. A análise que se segue dos poemas contidos na sexta parte, VI – América, no invoco tu nombre en vano, procura nas relações entre História e Literatura a ideia de América Latina presente na poesia de Neruda. Como metodologia, utilizamos a fonte literária em relação à historiografia e à autobiografia de Neruda como outras fontes, considerando assim, a história como a reconstrução das experiências coletivas narradas no Canto, a literatura como forma de expressão sensível das experiências do passado, e a memória como um caminho de reconstruir a trajetória do autor. Nesse sentido, as possibilidades de reconstrução do passado ocorrem em três aspectos: a partir dos elementos do próprio texto (a textualidade), também a reconstrução das experiências vividas por Neruda em seu tempo (o contexto), e da interrelação entre os gêneros narrativos (intertextualidade).pt
dc.description.abstractThe present work develops a study of the book Canto General, written by the Chilean poet Pablo Neruda. The following analysis of the poems contained on the sixth part, VI – América, no invoco tu nombre en vano, searches in the relations between History and Literature the idea of Latin America present on Neruda’s poetry. As methodology, utilized the literary source in relation to the historiography and to the Neruda’s autobiography as other sources, considering then, history as the reconstruction of the collective experiences narrated on the Canto, the literature as form of sensible expression of the experiences of the past, and the memory as a way of reconstruct the author’s trajectory. In this sense, the possibilities of reconstruction of the past occurs in three aspects: from the elements of the text itself (the textuality), also the reconstruction of the living experiences by Neruda in his time (the context), and of the relation between narrative genres (intertextuality).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNeruda, Pablo, 1904-1973pt_BR
dc.subjectHistory and literatureen
dc.subjectLiteratura brasileira : Históriapt_BR
dc.subjectLatin Americaen
dc.subjectPablo Nerudaen
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectCanto generalen
dc.titlePablo Neruda e o Canto General : a américa latina na perspectiva de um poeta comunistapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001072253pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record