Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorRamos, Paula Vivianept_BR
dc.date.accessioned2018-07-28T02:46:32Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1806-9983pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180781pt_BR
dc.description.abstractDe suvenir de museu a mote de releituras, o universo da história da arte tem atendido a distintos propósitos extra-artísticos. Cineastas, designers e, em especial, profi ssionais da área da comunicação referenciam-no constantemente, levando para campanhas publicitárias, cartazes e identidades visuais, entre outros produtos, fragmentos e alusões a esse campo. O mesmo se verifi ca, com frequência, nas capas da revista Horizontes Antropológicos. A partir de uma refl exão acerca dos usos das imagens artísticas pela comunicação e tomando como escopo cinco edições do periódico, o artigo perscruta as obras adotadas, enfatizando aspectos como representação e simbologia, funções sociais e trajetória. Do diálogo sintético e temático entre arte e antropologia, proposto pelos editores, vai-se a um diálogo analítico, que explicita o valor histórico desse patrimônio, tendo como base o seu valor primordial, artístico. No alinhavo entre as obras e na abordagem das mesmas, ressalta-se a construção, pelos artistas, de suas próprias imagens, como agentes de transformação social.pt
dc.description.abstractFrom museum souvenirs to the focus of re-readings, the universe of art history has been used for diff erent extra-artistic purposes. Constantly, fi lmmakers, designers and, in particular, professionals in the area of communication refer to it, taking fragments and allusions from this fi eld to publicity campaigns, posters, visual identities, among others. This process can be frequently seen on the covers of Horizontes Antropológicos. Based on a refl ection about the use of artistic images by the communication area and having as scope fi ve specifi c issues of the magazine, this article investigates the artworks chosen, emphasizing some aspects such as representation and symbology, social function and trajectory. From a synthetic and thematic dialogue between art and anthropology, proposed by the editors of the magazine, an analytical dialogue emerges and justifi es the historical value of this patrimony, taking into account its primordial value: the artistic one. From the artworks outline and approach, the construction by the artists of their own images can be emphasized, showing their role as social transformation agents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHorizontes Antropológicos. Porto Alegre : UFRGS, 2018. Vol. 24, n. 50 (2018), p.449-482pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArt and communicationen
dc.subjectArte e comunicaçãopt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectArt and anthropologyen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectSelf-representationen
dc.subjectAutorrepresentaçãopt_BR
dc.subjectHorizontes Antropológicosen
dc.titleArte - Antropologia - Arte : sobre as capas da revista Horizontes Antropológicospt_BR
dc.title.alternativeArt – anthropology – art : the covers of the Horizontes Antropológicos magazineen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001066782pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem